segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Programa especial Identidade Gaúcha, dia 22 - "Falando em Folclore"


           Preparamos um programa Identidade Gaúcha pra lá de especial dia 22 de agosto. Neste dia, comemora-se o Dia do Folclore. O termo uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”), através de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms.

            Farão parte deste programa Alvaro Franco, representante do Ministério da Cultura na Região Sul do Brasil, Marco Aurélio Alves, presidente eleito do Conselho Estadual de Cultura do estado, Paula Simon, da Fundação Santos Herrmann, do CEC/RS e da Comissão Gaúcha de Folclore, Octávio Capuano, presidente da CGF e Elenir Winck, ex-presidente de Cultura e atual vice-presidente de Administração e Finanças do MTG/RS.

           O público poderá participar pelas redes sociais enviando perguntas ou contribuições, nas paginas do Identidade Gaúcha ou mesmo pelo  WhatsApp. 

O Debate

     O folclore foi se desgastando ao longo do tempo. Virou sinônimo de mentira, de coisa sem importância. De forma que perdemos a dimensão e a compreensão da realidade sociocultural-econômica que as culturas populares nos apresentam. A sabedoria oral, retida na memória, não consegue sentar no mesmo banco da teoria do conhecimento ou da hermenêutica. Preconceito? Falaremos sobre isso...

      Quais valores que a cultura proporciona? Ela promove justiça social? Permite a inclusão? Quais politicas estão em ação para melhorar as culturas populares e fazer o folclore penetrar nas escolas? A professora Cristina Rolim, apresentou no IX Congresso Brasileiro de Folclore, que aconteceu em Porto Alegre, em setembro de 2000, a seguinte afirmação: "A finalidade do folclore na escola não é ensinar os jovens, as crianças, aos pais... Mas aproveitá-lo como elemento enriquecedor no ensino onde for interessante e produtivo que venha a favorecer a compreensão, desenvolver a memória e incentivar a fantasia e, principalmente, valorizar os saberes socialmente construídos numa determinada comunidade."

Radios confirmadas, na grande Rede Gaúcha de Folclore
Radio Quero-Quero.net
Rádio Santa Isabel FM
Radio Acácia FM
Rádio Bagual, de Blumenau/SC
Rádio Terra Gaúcha, de Santa Cruz do Sul
Rádio Clarim Farrapo, de Caxias do Sul
Outras rádios ainda estarão confirmando reprodução em outro horário.




Nenhum comentário: