sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Tu sabias que...


... segundo a bíblia, o Natal é verdadeiramente o nascimento de Jesus Cristo, que veio ao mundo para seguir um plano traçado por Deus, onde o Cristo desse sua vida, para que a humanidade fosse justificada pelos pecados?

...a figura do Papai Noel é baseada em Nicolau? Jovem de família rica, “São Nicolau” nasceu no século III, em Patras, na Grécia. Com a morte dos pais, doou os bens e optou pela vida religiosa. Aos 19 anos, foi bispo de Mira (hoje Turquia), na Ásia Menor, no século IV.

... diz a lenda que, para auxiliar três moças, que não tinham dotes para o casamento e poderiam assim ficar desamparadas, Nicolau jogou um saco de moedas pela chaminé da casa, as quais caíram dentro de sapatos e meias que estavam no fogão?

... em meados do século 13, a comemoração do dia de São Nicolau, passou da primavera para o dia 6 de dezembro, e sua figura foi relacionada com as crianças, a quem deixava presentes vestido de bispo e montado em burro?

... na época da Contra-reforma, a Igreja católica propôs que, São Nicolau, passasse a entregar os presentes no dia 25 de dezembro, tal como agia o Menino Jesus, segundo a tradição destes tempos, que continua em alguns pontos da América Latina?

... a origem dos presentes tem versões religiosas e pagãs? A religiosa diz que o costume se baseia no gesto dos reis magos, que presentearam Jesus com incenso, ouro e mirra.

... em 1223, São Francisco de Assis construiu o primeiro modelo de presépio, reconstituindo o ambiente onde Jesus nasceu? Depois o costume se difundiu entre os cristãos, das casas nobres europeias às classes mais pobres.

... em 1809, o escritor Washington Irving popularizou a história de São Nicolau nos Estados Unidos, descrevendo Santa Clauss como um duende gorducho que aparecia nas noites de Natal e distribuía presentes montado num cavalo voador? Em 1931 o velhinho ganhou a roupa vermelha e branca, graças a uma propaganda da Coca-Cola. 

... por mais que tenha virado lugar-comum dizer que a propaganda é a alma do negocio, isso é a mais pura verdade? As técnicas da propaganda são variadas, mas hoje em dia, é comum associar o produto vendido à estilos de vida e à pessoas famosas.

... no dia 04 de dezembro de 1936, na cidade de Buenos Aires, aconteceu um encontro de publicitários e comunicadores? Assim, foi criado o Dia Panamericano da Propaganda.
.
... a partir da década de 70, o dia ganhou abrangência internacional e passou a ser conhecido como Dia Mundial da Propaganda?

... o termo propaganda, vem do latim “Propagare”, quer dizer multiplicar, espalhar ideias? Em outras palavras, propaganda é uma forma específica de apresentar uma informação ou pensamento.

... introduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda com o fito de propagar a fé católica pelo mundo, a propaganda, tem como objetivo expressar e espalhar princípios e teorias?

... 18 de dezembro é o Dia do Museólogo no Brasil?

... a profissão foi regulamentada em 1984, o dia nacional foi instituído 20 anos depois como reconhecimento pelo papel fundamental do museólogo para o fortalecimento da cultura brasileira?

... é o profissional que estuda os museus a partir das relações entre o ser humano, a cultura e a natureza, o museólogo é essencial para a proteção, documentação, conservação, pesquisa e difusão do patrimônio museológico?

Nenhum comentário: