quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Danças Tradicionais - Ciclo do Minueto


Ciclo do Minueto
      Como música, o minueto foi usado em várias composições para piano ou orquestra por Mozart, Haydn, Bach, entre outros compositores.
      O minueto teve sua origem, como dança, na região de Poitu e seu nome vem de "pás menu" que significa passo miúdo. Sob o reinado de Luís XIV, invadiu os salões da corte e espalhou-se pela Europa, a ponto de tornar-se a principal dança da aristocracia, atingindo o mais alto grau de luxo e magnificência. E uma dança em andante, com a formação de figuras geométricas e mesuras.
      Com a criação de academias, a dança tomou forma requintada, onde um mestre de dança coordenava, com seu próprio exemplo, os passos e gestos comedidos e refinados de todo o conjunto.
     O homem e a mulher, quando tomados pelas mãos, o faziam de maneira suave, executando lentos giros e reverências um para o outro. Era assim o minueto.
     Influenciado por Paris, novo centro mundial da moda, começou a ser dançado pelos salões do mundo todo, influenciando assim as danças e a cultura de cada povo. Surgiu, então, o ciclo do minueto, dotado de elegância, até mesmo no Brasil, onde muitos minuetos foram impressos para serem executados ao piano como apoio à dança. Os gestos comedidos e certa cerimonia começaram a aparecer no relacionamento entre homens e mulheres. Caiu em desuso no século XIX.
Fonte: Danças Tradicionais Gauchas

Nenhum comentário: