terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cidadania tradicionalista e o direito à informação cultural

A Tradição Gaúcha não é cultuada só na Semana Farroupilha!

Chasque Pampeano

O tema Cultura Gaúcha é de grande relevância para o público tradicionalista leitor, mas ainda não é tratado como deveria pela imprensa escrita sul-rio-grandense. Para Ercy Pereira Torma, presidente da ARI - Associação Riograndense de Imprensa, conforme depoimento prestado esta semana (setembro 2007) na cidade de Santa Cruz do Sul-RS, o trabalho da imprensa no Rio Grande do Sul deve focar mais suas ações para o social, vencendo os limites da pauta e do horário de trabalho.
A imprensa escrita, como se sabe, necessita de algumas mudanças no formato e no estilo de comunicação desenvolvido no jornal. Este é um desafio que alguns grupos da área jornalística já enfrentam. É consenso geral, igualmente, que a população, apesar da Internet, continuará a acessar informações por intermédio desse antigo veículo de comunicação de massa: o jornal. A cultura regional, no entanto, nunca foi satisfatoriamente abordada nos periódicos gaúchos. Poucos deles se prestaram, ao longo do tempo, a informar seus leitores a respeito dos acontecimentos culturais e das realizações ocorridas no meio tradicionalista gaúcho.
Jornais como Zero Hora, de Porto Alegre, Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul, Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, Diário de Santa Maria, de Santa Maria, e Jornal Pioneiro, de Caxias do Sul, são algumas das louváveis exceções ao veicularem matérias pertinentes ao Tradicionalismo. Contudo, não dispõem de espaços específicos para as notícias tradicionalistas gaúchas. Enfatizar o social é, sem dúvida, muito importante. Valorizar a História e a Cultura de um povo é imprescindível para a preservação de sua identidade cultural. A Imprensa escrita, ao cumprir a sua finalidade de bem informar o seu público consumidor, deve priorizar o social e dar especial atenção aos fatos culturais regionais. A cultura gaúcha de raiz não pode continuar sendo, como sempre foi, discriminada, menosprezada, olvidada. O direito à informação deve ser garantido a todos os cidadãos e estendido a todos os segmentos da sociedade.
Os Tradicionalistas Gaúchos, como todos os demais cidadãos, devem ter acesso às notícias relativas a sua Cultura, por meio de espaços especialmente destinados nos jornais de sua Terra. Este é um direito de cidadão e de consumidor; e um dever dos órgãos de comunicação, especialmente dos que militam na imprensa gaúcha. Um povo que valoriza a sua própria cultura é um povo com direito a preservar a sua História, o seu passado, a viver plenamente o presente e com um norte a balizar o seu futuro. Assim, diante das prementes mudanças na forma de a imprensa escrita tratar os assuntos de interesse geral, é chegada a hora de vermos nas relações temáticas dos jornais alguns tópicos jornalísticos intitulados de Tradicionalismo, Tradição Gaúcha ou Cultura Gaúcha Tradicional.
Dessa forma, a imprensa nacional, especialmente a gaúcha, estará valorizando a cultura regional de seus leitores e, ao mesmo tempo, atendendo ao direito de uma parcela significativa do público tradicionalista gaúcho: o de receber informações a respeito da Tradição de sua Terra e de uma cultura regional que é de todo o Povo Gaúcho Brasileiro!

Fonte: Bombacha Larga
"Li este texto e achei importante colocar aqui para nossos internautas refletirem. Principalmente a gurizada que entra no fórum, os nosso futuros profissionais. Profissionais da administração, da comunicação, das artes, das ciencias sociais e exatas... o que podemos contribuir para o tradicinalismo chegar onde queremos que chegue. talvés seja isso que tenha faltado a geração de Paixão e Lessa."

Um comentário:

Tina disse...

Baita texto é uma pena que grande parte dos jovens seja indiferente a esse tipo de comunicação informativa!