segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Dia de Finados é celebrado em 02 de novembro, no mundo ocidental.

Fonte: Mundo da Educação
    Ao longo da história pode-se observar diversos ritos de sepultamentos, como a cremação, a mumificação, o enterro em covas e em urnas de cerâmica ou de pedra, bem como a deposição do corpo dos mortos em mausoléus. Grandes monumentos como as pirâmides de Gizé e o Taj Mahal foram erguidos para acomodar os restos mortais de pessoas ilustres. No mundo ocidental, o dia 02 de novembro é dedicado à memória dos mortos, desde a Baixa Idade Média, instituído inicialmente no século X, na abadia beneditina de Cluny, na França.

     A ação do Abade Odilo, de Cluny (Santo Odilon), em 998, de chamar seus irmãos para rezar por aqueles que já haviam deixado esta vida, resgatava um dos elementos principais da cosmovisão católica: a perspectiva de que boa parte das almas dos mortos está no Purgatório, passando por um processo de purificação para que possam ascender ao Paraíso. Esse dia era conhecido no Europa como "Dia de todas as Almas".

       Com a descoberta do continente americano pelos europeus, o dia escolhido por Odilo ganhou uma grande repercussão e até hoje a memória dos entes queridos, que já se foram, nos vem à mente e milhões de pessoas vão aos cemitérios levar suas flores, velas, sentimentos e orações.

Foto: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / Divulgação / 1º carro fúnebre em Caxias, em 1908


              

Nenhum comentário: