quarta-feira, 25 de novembro de 2020

17ª Convenção Brasileira da Tradição Gaúcha entra para a História

Aprovada a inclusão das Danças Campesinas   -   por Luciano Fleck   
  
      Nos dias 21 e 22 de Novembro estiveram reunidos no CTG Meu Pago na cidade de Diadema/SP, tradicionalistas representando os MTGs de todo o Brasil. Em um clima de união e respeito, propostas para alterações regulamentares foram apresentadas em diversas áreas, mas uma em especial merece o destaque do Departamento Artístico. 

     Foi aprovada por unanimidade a proposta de criação da Modalidade de Danças Tradicionais Campesinas, aprovando também o seu regulamento. 



Abaixo segue a justificativa da proposta: 

     Ao longo da trajetória de pesquisas sobre as Danças Tradicionais bailadas no território do Rio Grande do Sul, muitos foram os pesquisadores que buscaram recolher as coreografias e as musicas utilizadas nos bailes e festejos da sociedade rural e urbana. Entre esses abnegados, a referencia necessária, deve ser dirigida a João Carlos Paixão Cortes e Luiz Carlos Barbosa Lessa. Muitas obras foram escritas e publicadas versando sobre essa questão e outros tantos pesquisadores nos últimos anos, também se debruçaram sobre as outras tantas fontes históricas, resultando em obras que trouxeram a luz, outros temas bailados nessa mesma sociedade. 

    Buscando enriquecer o panteão de danças tradicionais gaúchas conhecidas e bailadas em todo território nacional, bem como, incluir todas as vertentes musico-coreográficas deste aspecto de nosso folclore, vimos, através dessa proposta, criar a modalidade de Danças Tradicionais Campesinas.
 
Para tanto, foram convidados os diretores artísticos dos MTG’s que compõem a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha para compor um grupo de trabalho com o objetivo de elaborar a referida proposta de criação desta modalidade, bem como, elaborar o seu regulamento. Os mesmos puderam indicar tradicionalistas de reconhecida capacidade técnica para o feito, bem como a diretoria da CBTG, convidou outros estudiosos para o mesmo fim, compondo ao todo 26 (vinte e seis) tradicionalistas. 

     Dessa forma foi apresentada para os convencionais a proposta que foi construída de forma coletiva, democrática e desprendida de qualquer objetivo, senão, a de valorizar e enriquecer nosso Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha.

O grupo de abnegados teve a seguinte participação: 

Representantes da Diretoria da CBTG: 

Roberto Basso – Presidente
Luciano Ricardo Fleck – Diretor Artístico
Everton Douglas Diehl – Diretor de Avaliação

 Diretores Artísticos dos MTGS: 

Valmir Böhmer – MTG/RS
Jeferson de Quadros Moreira – MTG/SC
Luiz Otávio da Trindade de Freitas – MTG/PR
Douglas da Rosa – MTG/MS
Romeu João Fregonese Júnior – MTG/SP
Emiliano Faila Seron – MTG/PC
Marciléia Capitânio – MTG/MT – Secretária CBTG
Pedro Lacerda – MTG/AC – Presidente 

Tradicionalistas Indicados e Convidados: 

Rinaldo Soto Oliveira – MTG/RS
Sueli Dors – MTG/SC
José Moacir Gomes dos Santos – MTG/RS
Rui Fernando Arruda Antunes – MTG/SC 
Priscila dos Santos Tumelero – MTG/MS
Sandro Arruda – MTG/SC
Mauro Moura Pedroso – MTG/RS
João Maria Teles de Souza – MTG/SC
Wilson da Silva Porto Filho – MTG/PC
Giovani Corso Pereira – MTG/RS
Toni Sidi Ferreira Pereira – MTG/RS
Cristiano da Silva Barbosa – MTG/RS
Lucas Brustolin – MTG/PR
Diego Muller – MTG/RS
Márcio Antônio Bertussi – MTG/RS
Paulo Bigaton  MTG/RS 
Fonte: CBTG

Nenhum comentário: