domingo, 15 de novembro de 2020

Francisco Pereira Rodrigues partiu sem ter sido patrono dos Festejos Farroupilhas

 

    Nos deixou, aos 107 anos, Francisco Pereira Rodrigues. Ele nasceu em abril de 1913, na localidade de Santo Amaro, distrito de General Câmara. Pai de seis filhos: Vitória, Ângela, Eduardo, Ronaldo, Francisco Filho e Américo, avô e bisavô. Viveu em Porto Alegre com sua família por mais de seis décadas.  

     Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz), se aposentou como fiscal do ICMS do Rio Grande do Sul. Na vida pública, foi vereador em Itaqui, Taquari e Farroupilha nas décadas de 1940 e 1950, e prefeito de General Câmara de 1960 a 1964. Entre 1937 e 1988, escreveu crônicas e artigos para o jornal Correio do Povo. Seu histórico de vida conta com mais de 40 livros publicados, tendo se destacado como poeta, romancista, contista e historiador. Ocupava a cadeira de número 29 da Academia Sul-brasileira de Letras e é membro honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Sócio benemérito da Estância da Poesia Crioula, tendo sido seu presidente e em sua gestão foram criados os concursos literário da poesia "Taveira Junior" e do conto "Alcides Maya.

     Um de seus irmãos, Lauro Pereira Rodrigues, falecido em 1978, era jornalista, radialista e político. Apresentou, em 1935, na Rádio Sociedade Gaúcha, o primeiro programa de atrações regionalistas no Rio Grande do Sul, "Campereadas", e, em 1958, na Rádio Farroupilha, o programa Roda de Chimarrão, que, além da ênfase no tradicionalismo, falava de assuntos rurais e urbanos de Porto Alegre.

    Poderíamos citar dezenas de ações e trabalhos deste homem, para, pelo menos, ser lembrado pelas Comissões Estaduais dos Festejos Farroupilhas. Mas não foi. Abaixo postamos algumas de suas obras publicadas. Fica nosso agradecimento pela contribuição que nos deu e que deixou de legado.

     
   Seu corpo está sendo velado no Crematório Metropolitano a partir das 10hs na capela 3 e a cremação às 15hs. A
berto aos amigos.

Nenhum comentário: