domingo, 26 de abril de 2020

Solidariedade: um espírito que nos acompanha e que, por vezes, deixamos de lado

          Uma frase que todos conhecemos, mas que muito pouco lembramos, dita por Francisco Cândido Xavier lembra que "Fora da Caridade não há salvação!" - Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se encontram resumidos neste ensinamento moral: Fora da caridade não há salvação. Quando está tudo bem, o capitalismo movimentando a roda da sociedade, bons cargos e salários, poder comprar tudo aquilo que sonhamos vai nos apartando do real objetivo da vida.

         A salvação é assim uma ação pessoal e não um julgamento exterior. É o próprio indivíduo que se salva a si próprio. Não se dá na esfera de um tribunal, mas no único espaço onde pode ser percebida a lei de Deus, a consciência. Por que eu trouxe essas passagens espíritas aqui? Por que em épocas de Coronavírus a solidariedade, a caridade, a esperança e a fé retornaram com força. Buscamos na internet alguns trabalhos que estão sendo feitos, com muita dedicação, mas que podemos nos somar a eles, ajudar e trabalhar. 

         Se não podemos trabalhar com eles, podemos doar alimentos, roupas, utensílios para as marmitas solidárias (marmitas, talheres plásticos, garrafinhas para suco). Se não temos, podemos doar nosso sangue para os hemocentros, que estão com níveis super baixos. Se queremos, damos um jeito.
Alguns trabalhos em Alvorada - Luta tem sido diária  (imagens Ogando Clóvis da Rocha)
         Para a questão de solidariedade temos que tirar o chapéu, literalmente, para os CTGs e para as pessoas que estão à frente desta cruzada. Muitas pessoas e entidades estão trabalhando muito, arrecadando, buscando, se colocando em risco para poder "correr pelos que não podem".

          Alvorada é conhecida por ser a capital da Solidariedade, mas nunca em sua história mostrou tanto isso. Temos que parabenizar a subcoordenadoria do tradicionalismo gaúcho, da 1ªRT, liderada por Jair Martins, que com sua equipe, formada por soldados dos CTGs de lá, tem se dedicado a trabalhar pelo próximo, fazendo parcerias com escolas de samba, escolas, igrejas, templos, entre outros, para poder levar comida em viandas para moradores de rua e cestas básicas para quem precisa, além de ajudar com material para reconstruir as casas que incendiaram e as pessoas perderam tudo.
Algumas campanhas de alguns CTGs - centenas estão trabalhando em suas comunidades
           O MTG lançou uma campanha chamando as entidades filiadas para abrir as portas e ajudar, mas muitas já estavam fazendo isso. Aliás, vai da consciência de mostrar que o CTG está ali, inserido no seio da comunidade e que faz muito mais que barulho nos ensaios e bailes. Esta é a hora de mostrar que tem uma importância social que vai muito além do churrasco, da música, dança, laço e chimarrão. É de aplaudir o que já está sendo feito pelas patronagens e colaboradores destas entidades. - (veja algumas campanhas) -
Gigantes - CTGs saem de sua rotina de ensaios para atender a sua comunidade


Algumas das tantas campanhas solidárias dos CTGs e entidades afins pelo Rio Grande do Sul - "Fora da Caridade, não há salvação"
Costureiras do Coração


       O projeto Costureiras do Coração, do qual nossa amiga Clair Menezes (foto ao lado) faz parte, e é liderada pela jovem corretora de imóveis Fabiana Santos, 48 anos, reúne mais de quarenta costureiras que confeccionam máscaras todos os dias para doar a hospitais, clínicas e empresas da Região Metropolitana da capital. 

        "Fiz algumas e entreguei para os funcionários do supermercado perto de casa. Vi que o valor das máscaras estava muito alto, então, pensei em transformar isso em algo maior e resolvi perguntar nas redes sociais se alguém gostaria de se juntar a mim para a confecção de mais produtos. Achei que não iria dar em nada. Quando vi, surpresa, já tinha oito costureiras comigo" - disse Fabiana em entrevista ao Diário Gaúcho.

Caridade é: “Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas recebidas.

           Parabéns às pessoas envolvidas nesse trabalho solidário. Em todos os trabalhos solidários e comunitários. Fazendo este trabalho, não estão fazendo o bem só para outras pessoas, estão fazendo mais bem para si. Lembrar de sempre agradecer por ter a oportunidade de doar. Se estamos conseguindo doar é por que Deus nos presenteou com a fartura.

            Estudos recentes apontam para evidências de impacto positivo da caridade no cérebro em exames de neuroimagem cerebral. Pessoas que fazem o bem pelo verdadeiro sentimento de amor ao próximo, assim se movem por um sentido de “recompensa interior”, como uma necessidade existencial que não precisa ser divulgada ou reconhecida externamente. Não há necessidade de divulgação, aplausos ou recompensas externas. As satisfações vêm de dentro e é mais do que suficiente para quem as pratica.

Aprendemos que precisamos fazer caridadeTalvez seja melhor raciocínio aprendermos a ser caridosos. Pense nisso.


Muito cuidado com a intenção ao fazer a caridade. Vale é o ser caridoso e não o "fazer caridade"

Outras entidades colaborando:

     Sociedade Espírita Caminho da Luz, fica ali na Bento Gonçalves, esquina Luiz de Camões, perto do Clube Geraldo Santana.

       Eles estão permanentemente ajudando os moradores de rua e comunidades carentes, além de visitar asilos para dar o seu apoio.

      O Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana, através de seus departamentos estão arrecadando para doação. Ajude! Dê sua parcela de colaboração.

Nenhum comentário: