segunda-feira, 20 de abril de 2020

Dia Estadual do Tropeirismo | 20 de Abril | por Valter Fraga Nunes

          Estabelecido pela Lei Estadual 13.577, de 21 de dezembro de 2010. 

        Embora não fique bem claro, na justificativa do Projeto de Lei 222/2010, enviado a Assembleia Legislativa pelo Deputado Estadual Francisco Appio, mas em conversa informal como seu assessor na época, Moacir Cardoso, o motivo da escolha da data, foi uma forma de homenagear o maior encontro sobre Tropeirismo do Brasil e porque não, da América do Sul, o Seminário Nacional e Encontro do Cone Sul sobre Tropeirismo - SENATRO, que ocorre de 2 em 2 anos na cidade de Bom Jesus/RS. 

        A primeira edição do SENATRO foi de 23 a 26 de abril de 1992, e até 2010 (ano da Lei 13.577) o evento ocorreu sempre no mês de abril e na segunda quinzena. Neste ano (2010), em especial, iniciou no dia 20 de abril. Provavelmente esta seja a justificativa de porque dia 20 de abril ser eleito "O Dia Estadual do Tropeirismo" no RS. O Sr. Moacir Cardoso ficou de entrar em contato com o ex-Deputado Estadual Francisco Appio para confirmar esta versão e futuramente publicaremos nesta página.

       Em 2012, a Lei Estadual 14.115 de 29 de outubro, declara o Município de Bom Jesus/RS, "Capital do Tropeirismo". Além de tantos outros motivos, a realização deste extraordinário evento, que valoriza o estudo deste importante Ciclo Econômico, Social e Cultural, foi essencial para esta decisão.

Foto: José Antonio Ferreira/ II Tropeada Cristóvão Pereira de Abreu/ 2012
26/04 - Comemorado em Santa Catarina e na LAPA (PR)
24/05 - Comemorado em Sorocaba       

Os pousos de tropas ao longo dos vários caminhos por elas percorridos no decorrer de dois séculos originaram povoações, muitas das quais se tornaram grandes cidades. O mesmo ocorrendo com dezenas de pousos de tropas cargueiras no Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil.

Um comentário:

Unknown disse...

Podemos usar o antigo desenho da tropa para ilustrar parte de um vídeo educativo sem fins lucrativos? Antecipadamente agradeço pelo retorno, Muito obrigado!