quarta-feira, 29 de abril de 2020

MTG e FCG apresentam diagnóstico de gestão administrativa

Maxsoel Bastos de Freitas
          O Movimento Tradicionalista Gaúcho e a Fundação Cultural Gaúcha publicaram, ao Conselho Diretor do MTG, nesta quinta-feira, 23 de abril, um diagnóstico de gestão administrativa das duas entidades. O trabalho teve duração de 08 (oito) semanas e foi realizado em quatro etapas (coleta de informações, análise dos dados, identificação dos problemas e proposta de intervenção), analisando, entre outras, as áreas de finanças, marketing, vendas, recursos humanos, jurídico, fiscal, logística e processos.

           Segundo o documento, assinado pela presidente do MTG, Gilda Galeazzi, e pelo então Diretor Jurídico do MTG, hoje Vice-Presidente da FCG, Maxsoel Bastos de Freitas, o levantamento foi realizado de acordo com critérios jurídicos e técnicos, com análise das receitas e despesas mensais, forma de funcionamento das entidades, quadro de funcionários, contratos com terceiros, passivo judicial e administrativo e documentos das entidades que dão suporte às transações.

           No MTG, algumas das principais constatações foram a falta de documentos físicos e eletrônicos nos arquivos, centralização financeira muito concentrada em um único funcionário, notas fiscais com CNAE diferente da prestação do Serviço Realizada, insegurança de dados e sistema com indícios de violação e também sistema de internet obsoleto e custos indenizatórios sem relatório de despesas e viagens, entre outros.
Acampamento Farroupilha - apontamentos mostram problemas em prestações de contas (muito pano pra manga)
            Já na FCG, o diagnóstico aponta para, entre outros, desorganização operacional, falta de estoque preciso de bens a venda e ausência de controle de entrada e saída de recursos preciso, dificuldade para se obter informações, valor do caixa em dinheiro muito elevado e pagamentos através dele de despesas administrativas e salários, saída de funcionários para eventos com custo elevados com reflexo em passivos trabalhista.

            O documento também assinala as estratégias e medidas necessárias para o controle e qualificação das atividades desenvolvidas pelo MTG e FCG. No que toca a estabilização da credibilidade, por exemplo, são sugeridas ações como redução dos custos operacionais, gestão de caixa e negociação das anuidades e renegociação das que estão em atraso.  No aspecto liderança, o documento sugere implantação do executivo chefe, análises gerenciais e gestão compartilhada e descentralizada.

            Segundo Maxsoel alguns dos resultados eram esperados pois muito do que foi constatado são erros cometidos pelos administradores de muitas empresas e entidades. A implantação do sistema de ERP vai organizar e trazer este fluxo de informações (fiscais, contábeis, financeiras e operacionais) que são tão necessários para a tomada de decisões estratégicas. Por outro lado alguns resultados foram inesperados e mereceram um espaço especial no diagnóstico final.  

           Algumas providencias para correção já começaram a ser tomadas. A expectativa é que em mais 30 (trinta) dias tudo esteja funcionando e as mudanças realizadas. A pandemia do COVID que tanto nos assola acabou colaborando para que pudéssemos, neste período de recesso de eventos, com todo o cuidado fazer as análises e mudanças necessárias. Tudo foi feito com a orientação e supervisão de nossa Presidente e de nosso Vice-Presidente de Finanças.

     O documento na íntegra pode ser acessado no link https://bit.ly/359KzMZ.

Fonte: Blog do Leo Ribeiro de Souza

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