domingo, 19 de abril de 2020

Datas Comemorativas - 19 de abril

19 de abril - Dia do Índio?
        A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas, com a intervenção do Marechal Rondon, apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril, cumprindo a proposta do Congresso de 1940. A celebração foi criada no governo do presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540, de 1943.

      Daniel Munduruku - Do meu ponto de vista, a palavra índio perdeu o seu sentido. É uma palavra que só desqualifica, remonta a preconceitos. É uma palavra genérica. Esse generalismo esconde toda a diversidade, riqueza, humanidade dos povos indígenas. (Munduruku, pós-doutor em linguística, escritor, autor de mais de 50 livros para crianças, jovens e educadores.)

Dia do Exército

          A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648, a Batalha de Guararapes. Aqueles brasileiros lutaram sem temor para defender o território colonial do invasor estrangeiro e, ao mesmo tempo, inauguraram um sentimento genuíno de pertencimento à terra e de amor à Pátria.


Nasce Getúlio Dornelles Vargas

  Getúlio Vargas nasceu em 19 de abril de 1882 em São BorjaFilho de Cândida Dornelles Vargas e Manoel do Nascimento Vargas, pertenciam a famílias de estancieiros com prestígio na política local. Getúlio teve quatro irmãos: dois mais velhos, Viriato e Protásio, e dois mais novos, Spartacus e Benjamim. Na adolescência, Getúlio pretendeu seguir a carreira militar. Aos 16 anos alistou-se no batalhão de São Borja e aos 18 foi admitido na Escola Tática e de Tiro de Rio Pardo. Dois anos depois, contudo, foi desligado, por se ter solidarizado com colegas que haviam sido expulsos por um incidente disciplinar. Mas acabou voltando em 1903, na disputa Brasil x Bolivia pelo Acre. Não chegou a lutar e voltando a Porto Alegre foi cursar a faculdade de Direito.

      Na faculdade, Getúlio estreitou laços com o castilhismo e com a juventude
republicana. Acompanhando o debate intelectual de seu tempo, interessou-se também pela doutrina evolucionista de Charles Darwin e Herbert Spencer. Em março de 1909, pouco antes de completar 27 anos, Getúlio Vargas foi eleito deputado estadual (Seu pai, em 1907, tornara-se Intendente de São Borja).

     Casou, em março de 1911, com Darcy Lima Sarmanho, filha do estancieiro e comerciante Antônio Sarmanho. Nos anos seguintes, o casal teria cinco filhos: Lutero, Jandira, Alzira, Manoel e Getúlio. Em outubro de 1922, Vargas foi eleito deputado federal, para completar o mandato de um representante gaúcho que falecera. Quando Washington Luís assumiu a Presidência da República, em 1926, como representante de São Paulo, ficou claro o  acordo pelo qual seu sucessor seria indicado por Minas Gerais. Em agosto de 1929, formou-se a Aliança Liberal, composta por Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba, além das forças dissidentes de São Paulo e do Distrito Federal, em apoio às candidaturas de Getúlio Vargas a presidente e João Pessoa a vice. 

    Perdidas as eleições, em 1930, Vargas estava já aceitando a derrota quando João Pessoa foi assassinado em Recife e o movimento ganhou novo fôlego. Em 3 de novembro, Vargas foi reconhecido pela junta governativa chefe do governo provisório da República. Até então, a atuação de Vargas na política pautara-se pela defesa dos princípios federativos, da autonomia dos governadores e do Congresso Nacional. A Revolução de 1930 foi objeto de várias interpretações. Alguns a classificaram como uma revolução burguesa, outros como uma revolução das classes médias, e outros apenas como um golpe militar.

Nenhum comentário: