segunda-feira, 29 de julho de 2019

Caravana Farroupilha vai cruzar os EUA, com as tradições do Rio Grande do Sul

         
Texto: Por Joe Sarmento - Direto dos Estados Unidos
           O habitante do Rio Grande do Sul antigo riscou - a ferro e fogo, o sul do Brasil – e moldou o seu personagem, o gaúcho, conhecido como o Centauro dos Pampas. Não por acaso, essa cultura ressurge como tradição na década de 1940, onde jovens campesinos, foram de encontro à cultura norte -americana e contra a morte lenta do regionalismo brasileiro, que se anunciava. Agora, no sentido inverso, irrompe em caravana, trazendo a tradição sobrevivente para cavalgar nas terras do norte e mostrar que o Brazilian cowboy tem cultura própria.


Joe Sarmento
          A Confederação Norte Americana do Tradicionalismo Gaúcho Brasileiro e o Conjunto Folclórico Arte Nativa promovem a Caravana Farroupilha, nos Estados Unidos

          A Semana Farroupilha de 2019 nos Estados Unidos promete grandes emoções para os amantes da cultura gaúcha e brasileira. A exemplo do que ocorre anualmente no Rio Grande do Sul, onde grandes cavalgadas acontecem relembrando grandes feitos dos tempos dos Farrapos, e também de outras revoluções do Sul do Brasil, os gaúchos radicados nos Estados Unidos, juntamente com conterrâneos da Querência mãe, organizam uma grande caravana sobre rodas, cortando os Estados Unidos de leste a oeste. 

          A Caravana Farroupilha, organizada pela Confederação Gaúcha dos EUA e pelo Arte Nativa, de Viamão, RS, vai partir da Flórida e irá percorrer os estados do Alabama, Mississipi, Louisiana, Texas, Novo México, Arizona, Nevada e, finalmente, chegada na Califórnia. 

          Com a chegada em Orlando, no dia 18 de setembro de 2019, quinta-feira, será aberta oficialmente a Semana Farroupilha dos EUA, onde acontecerão dois bailes e shows no CTG Rincão do Imigrante, nos dias 20 e 21 de setembro, sexta e sábado, em Orlando, USA. 

Paulinho Mixaria
          Acompanha a caravana o humorista gaúcho, Paulinho Mixaria, humorista, ator e cineasta, que é conhecido como o Humorista das Famílias, por fazer humor sem palavrão. Além dos shows de stand-up comedy, Mixaria produziu dois filmes de comédia, sete CDs de piadas e músicas humorísticas, dois DVDs de shows ao vivo e atualmente produz um seriado de humor.

Início da Jornada
          No dia 23 de setembro a caravana parte rumo a Dallas, onde, dia 24, acontecerão shows durante o almoço e o jantar na churrascaria Fogo de Chão, Brazilian steakhouse, em Dallas, Texas. Dia 25 a caravana parte rumo ao Grand Canyon, e após cruzar o Novo México chega ao Arizona e, dia 26, pernoita na região dos canions. Dia 27 chega a Las Vegas e pernoita. Dia 28 chega a Califórnia, em Perris, sede do CTG Rancho Rio Grande, onde no sábado haverão shows com baile e no domingo, 29 de setembro, almoço e cerimônia de encerramento da Semana Farroupilha dos Estados Unidos.

Cobertura jornalística
         Além do canal de televisão SBT que, através da jornalista Luciane Kohlman, vai acompanhar e registrar todo o evento Caravana Farroupilha, também se farão presentes a rádio Metropolitana Web de Viamão, a TV CNB de Orlando, o Jornal Comunidade News, de Danbury, Connecticut, entre outros.

Informações
         Informações com a Confederação do Tradicionalismo Gaúcho Norte-Americano, Conjunto Folclórico Arte Nativa, de Viamão/RS, CTG Rancho Rio Grande, de Perris, CA, CTG Rincão do Imigrante, de Orlando, FL, CTG Amigos do Rio Grande, de Danbury, Connecticut.

3 comentários:

Unknown disse...

Que orgulho ver nossas tradições cruzando fronteiras. Parabéns

Unknown disse...

Orgulho de ser gaúcho e ser conhecido mundialmente!!!

Teatro Teleco disse...

Querido parabéns pela iniciativa próximo ano poderias convidar Teteco do teatro Teleco aqui do rs.bjus