quarta-feira, 10 de julho de 2019

Viagem ao Rio Grande do Sul, de Auguste Saint Hilaire - Parte XLIX

Resumo 49 - por Jeandro Garcia
Junho de 1821 - Auguste de Saint-Hilaire

Ingratidão de soldados, índios e americanos - Parte para Porto Alegre

      Informa ao Tenente-general que pretende dar a baixa de seus dois soldados, que lhe responde que só fará isso na véspera da sua partida para que não precise seguidamente solicitar outros.

     Na viagem sempre os tratou muito bem, sem repreende-los apesar de suas grosserias e impertinências. Em Porto Alegre não lhes eram úteis, mas os guardou por um mês. Quando lhes solicitou a baixa, entregou três cavalos e dinheiro, sem ter obrigação alguma, mas não foram capazes nem de agradecer, muito menos se despedir.

     Anteriormente relatou que um índio, que permaneceu com eles 15 dias, havia tido o mesmo comportamento, jamais imaginou que relataria o mesmo com homens de sua raça, porém em uma ocasião ainda mais forte.

     Demonstrar agradecimento é reconhecer um benefício e isso demonstra inferioridade. O europeu de caso pensado pode demonstrar ingratidão, mas não há um, por mais perverso que seja, que diante dos favores que prestou aos seus soldados que não lhe agradeceria.

     Este dois homens diferem muito dos europeus, parecem mais com os índios, isso demonstra o quanto a nossa raça se altera nas Américas, com muitos exemplos.

     O americano, se ingrato, é porque não possui a sensibilidade para reconhecer os benefícios. Talvez os costumes de ver correr sangue e maltratos com os animais tenham lhes tirado a sensibilidade que a natureza os dotou.

     O dono da embarcação avisa Saint Hilaire que partirão no outro dia. Despede-se de todos que recebeu favores, carregou as malas e partiu com seus empregados Laroutte, José Mariano, Firmiano e dois peões. 

      Deixou com muitas saudades o sargento-mor e sua esposa, que lhes acompanharam até a praia e parecendo realmente tocados. Mas já está acostumado a despedidas de "até nunca mais", embora tenha temido estar menos. 

       O costume de conhecer diariamente rostos novos o impediu de se apegar como antigamente. Sua sensibilidade moral diminuiu assim como a sua sensibilidade física.

       Sente menos as privatizações de coisas necessárias a vida, resigna-se mais às contrariedades da vida e é menos tocado pelas despedidas.

Nenhum comentário: