quarta-feira, 19 de junho de 2019

Viagem ao Rio Grande do Sul, de Auguste Saint Hilaire - Parte XLVI

Resumo 46 - por Jeandro Garcia
Maio de 1821 - Auguste de Saint-Hilaire

Angustia pela viagem - Riqueza - Simplicidade - Generosidade - Investimentos

        Saint Hilaire vive a angustia da espera pelo barco que iria lhe transportar a Porto Alegre, queixa-se todos os dias ao Capitão, tem medo de ser enganado, mas ele lhe garante que havendo o tenente-general dado a ordem para não partirem sem levá-lo, com certeza a qualquer a momento iriam avisá-lo, pois o carregamento do barco não pode demorar muito.

      Seus soldados estão ansiosos por partir, com a venda dos cavalos não dão um passo para fora de casa a pé. Não tendo nada para fazer se aborrecem facilmente e ficam mal-humorados.

      Tem dito que nesta capitania existem homens muito ricos, mas que em suas casas nem o mobiliário demonstra tal fortuna. O Major Filipe é um destes com quarenta mil cruzados de renda, porém um camponês francês com mil cruzados de renda vive mais confortável.

      É no equipamento dos cavalos que ostentam maior luxo, estribos, testeira, freio e a retranca são feitos de prata, mas essa despesa não se renova seguidamente, consumindo pequena parte da renda.

      Não se sabe direito o que se faz com estes rendimentos, geralmente mais se dilui do que é investido realmente. Boa parte vai para caridade, também é comum ajudarem amigos e parentes, algo mais raro em um europeu, pois este sempre está inquieto com a visão de futuro.

      Os homens ricos possuem rebanhos, como se multiplicam facilmente, pouco ou quase nenhum cuidado tem com o trato destes animais. O comércio como exige controle e ideia de futuro, está nas mãos dos europeus, geralmente sem educação ou cultura alguma, mas levam vantagem sobre os americanos pois estão sempre pensando no futuro, isso faz com que gastem e guardem com parcimônia.

     Quando estes homens chegaram de Portugal logo ao enriquecerem esqueceram de seu passado, se tornaram pedantes, daí o rancor com os europeus. Mas onde a colônia é espanhola, a mistura com índios provocou ainda mais um desdém que nem os portugueses conseguiram ter pelos brasileiros.

Nenhum comentário: