terça-feira, 18 de junho de 2019

Centenário de Gildo de Freitas | 100 anos do Rei dos Trovadores - parte 3

          Todos os seus discos fizeram grande sucesso. E continuam fazendo!  Pois   estão na INTERNET e são disputados por colecionadores. Ele com Teixeirinha são os dois maiores ícones da Música Regionalista Gaúcha. Gildo, na sua forma simples de escrever seus versos, muito bem representava o homem do campo, do interior do Rio Grande do Sul. Uma prova é que permanece fazendo sucesso, com músicas como História dos Passarinhos (o seu carro-chefe – parceria com Palmeira), Saudades dos Pagos, Brincando com a Rima (dele e Dorval Ignácio),  Recordação do Passado, Fiz Uma Moça Chorar, Gaúcho Bom é Assim (dele e Inácio Cardoso), Sem Você Não Sou Feliz, Não Enjeito Proposta, Saudade da Minha Terra (dele e Carlos A. M. Pereira),  Eu Não Sou Convencido, É Assim Que Sou, Homem Feio Sem Coragem Não Possui Mulher Bonita, Lembrança do Passado (dele e Jorge Cardoso, filho do patriarca Inácio Cardoso), Eu Reconheço Que Sou Um Grosso, Ajudando a Medicina, Faça Sorrir Uma Criança, Figueira Amiga. Escola do Mundo e tantas outras. 

        A vanera Definição do Grito virou uma das modalidades da trova gaúcha, - o Estilo Gildo de Freitas, onde improvisam com rimas de 9 versos ou linhas, no ritmo dessa música, conforme Derly Silva e Fraga Cirne no livro “Trova Galponeira - História da Trova Estilo Gildo de Freitas” (2015).

        Também era um gaúcho humanitário. Possuía um alto espírito de solidariedade, para  com as pessoas, desfavorecidas da sorte. Gesto, que era frequente no seu dia a dia, e que enobreceu sua vida. Tinha um grande coração. Nos seus discos, ele deu oportunidade para duplas e cantores individuais, que gravaram com ele. Exemplo: Zezinho e Julieta, Irmãos Vargas, Os Taytas, Os Coroas, Zé Mineiro, Marco Aurélio e outros.

        Gildo de Freitas passou a andar doente e depois de diversas internações em hospitais, havia dado alta e estava em casa, quando faleceu no dia 4 de dezembro de 1982 em Porto Alegre. Seus restos mortais estão sepultados no Cemitério 2 de Novembro em Viamão, RS. Durante o seu velório, formaram uma multidão. No trajeto até o Cemitério, uma fila de carros, de admiradores do Trovador dos Pampas.   

Deixou, com dona Carminha, os seguintes filhos, pela ordem: Jorge Tadeu de Freitas, Neuza Aparecida de Freitas, Paulo Hermenegildo de Freitas, José Cláudio de Freitas (Zequinha) e  Leovegildo José de Freitas Filho (O Geneco).     

        Este ano de 2019 está sendo comemorado o CENTENÁRIO de GILDO DE FREITAS. Esse grande trovador, grande compositor e cantor  da música regional gaúcha, que divulgou a nossa trova e a nossa música em  todo o Estado e no Brasil. Arista que tanto merece ser lembrado, homenageado e preservado o seu importante Legado Cultural. 


Israel Lopes
Pesquisador

Nenhum comentário: