segunda-feira, 2 de julho de 2018

Viagem ao Rio Grande do Sul, de Auguste Saint Hilaire - Parte VII

outubro de 1820 - Auguste de Saint-Hilaire


        Xuí - Criação de gado - Ações Militares - Bento Gonçalves

           Esta chegando aos "Campos Neutrais" local de muita disputa entre Portugueses e espanhóis. Costeia pela Lagoa Mirim e (hoje) reserva do Taim.

            Na Estância do Curral Grande encontrou alguns espanhóis que utilizam chiripá, espécie de cinta que desce até os joelhos.

           Julga-se nesta região que cada estancieiro não pode vender um número superior a décima parte do seu rebanho, na região de Porto Alegre era possível vender até a quinta parte e ainda o rebanho continuaria crescendo. Vende-se com 3 a 5 anos. Cavalos e jumentos ficam em liberdade e procriam a bel prazer.

          As casas da região não possuem telhado nem forro.

          Chega ao Xuí e é levado a um Fortim, em ruínas, erguido por espanhóis, com soldados da Guerrilha, reunidos por Bento Gonçalves. Segundo lhe foi dito,Bento reuniu em torno de 12 desertores,reconhecido o valor da tropa passaram a incorporar as tropas militares e multiplicado seu número.

           Chega a propriedade de Ângelo Nunez, antes da guerra o mais rico da região, sendo depois maltratado por espanhóis e portugueses sobre o pretexto de que tomara partido de ambos os lados, foi saqueado em sua criação e até móveis de sua casa.

Esta Webserie está sendo veiculada no facebook pelo meu 
amigo Jeandro Garcia e meu compadre Léo Ribeiro de Souza

Nenhum comentário: