segunda-feira, 23 de julho de 2018

Nota de Falecimento - Tânia Maria Zardo Tonet

          É com imenso pesar que comunicamos o falecimento da pesquisadora e museóloga Tânia Maria Zardo Tonet, 69 anos, natural de Bento Gonçalves, irmã do presidente da Confederação Internacional da Tradição Gaúcha, Nei Zardo. Tânia era formada em Filosofia e possuía pós-graduações em Folclore e em História da América Latina e MBA em Gerenciamento de Projetos. Ela também foi diretora do Museu e Arquivo Histórico Municipal de Caxias do Sul  entre 1990 e  1996, membro do Conselho Nacional de Arquivos; coordenadora da 2ª Região Museológica do Rio Grande do Sul; e orientadora histórico-antropológica do filme “O Quatrilho”, de Fábio Barreto. 

          Em depoimento para o Jornal Eco da Tradição, de 2017, Tânia relembrou quando assumiu a vice-presidência do MTG, em 1990:

           "Fui eleita para a gestão de 1990. Como nunca liguei muito para esta questão de gênero, achei muito normal a minha escolha. Estranhei quando virou notícia no Jornal do Almoço da RBS TV. Interessante também foi a reação do pessoal da campeira, pois em março teríamos a Festa Campeira. Eles olharam para mim e disseram: “- E agora o que vamos fazer com uma mulher na Vice-Presidência de Eventos?” – Respondi, prontamente: “Como  uma mulher vai ter dificuldades na coordenação do evento com homens tão maravilhosos assessorando-a?” De fato, o evento foi um sucesso. Assim como os demais".

         O velório será a partir das 16h no Memorial São José. Saída para o cemitério Municipal de farroupilha as 9h30min desta terça-feira. Descanse em Paz Professora Tânia.

Nenhum comentário: