segunda-feira, 23 de julho de 2018

Borghetinho é o Patrono dos Festejos Farroupilhas de 2018

           A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul, formada por MTG, Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Brigada Militar, FAMURS e Secretaria da Educação, apresentou na manhã desta segunda-feira o nome de Renato Borghetti como Patrono dos Festejos Farroupilhas do Estado. Borghetinho, como é conhecido é filho de Rodi Pedro Borghetti, que já foi presidente do MTG nos anos de 1979 e 1980, da Fundação Cultural Gaúcha/MTG, do IGTF (extinto Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore) e patrono dos Festejos, em 2010. pela 1ª vez na historia pai e filho tornam-se patronos do maior evento cultural do estado.


Rogério Bastos, Renato Borghetti (Patrono 2018) e Rodi Pedro Borghetti (Patrono 2010) na Fábrica de Gaiteiros, na Barra
            Renato Borghetti inaugurou uma nova era no tradicionalismo gaúcho. Barbosa Lessa chamou o novo "ismo" que surgia de nativismo (uma versão para os movimentos ligados à tradição gaúcha que surgem a cada geração - ou a cada 30 anos, dizia ele). Aos doze anos começou o relacionamento com a gaita, quando ganhou uma Hering de oito baixos, que hoje está em exposição na sua Fábrica de gaiteiros, na Barra do Ribeiro.
Borghetinho com Neto Fagundes, em 1983, em Porto Alegre

            Ainda adolescente, Renato começou a tocar de maneira amadora no pioneiro, 35 CTG. Mas a coisa começou a mudar de cenário quando o dono da Churrascaria, no Galpão anexo ao CTG, perguntou se ele aceitara tocar ao vivo na casa. Do convite surgiu o compromisso. Chegou a formar dupla com seu irmão, Marcos, Irmãos Borghetti, que não durou muito. Em pouco tempo já estava no palco da Califórnia da Canção ao lado de nomes como Juarez Bittencourt, João de Almeida Neto e Elton Saldanha, interpretando "Retorno".

           Para Renato o Paixão Cortes e o Barbosa Lessa sempre foram referencias, mas chegou o dia de alçar voos mais altos. Abrindo fronteiras, em fevereiro de 1980, Renato esteve entre convidados do Festival Nacional de Folclore, em Durazno, no Uruguai e da Gran Semana Criolla, em Canelones, no mesmo país. No ano seguiu seu nome se destacou como integrante da programação de um show coletivo, no Auditório Araújo Vianna, para encerrar o ano musical de Porto Alegre. As atrações principais eram os artistas mais identificados com a música urbana da capital gaúcha; Nelson Coelho de Castro, Bebeto Alves Carlinhos Hartlieb, Giba Giba e Toneco, além de três convidados especiais: o percussionista De Santana, o cantor Cao Treín e ele.  A ascensão profissional foi se tornando parte da vida dele. Em 1987 foi motivo de disputa entre gravadoras, depois de ter passado por uma experiencia de disco com Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Benito Di Paula.
Renato Borghetti, em 2015, mostrando a sua Fábrica de Gaiteiros na Barra do Ribeiro
            Seu primeiro disco, o Gaita-Ponto tornou-se o primeiro álbum de música instrumental brasileira a ganhar um disco da ouro, vendendo cem mil cópias. Excursionou por todo o Brasil, e por diversos países da Europa, e fez uma temporada em Nova Iorque. Em 1991 ganhou o prêmio disco do ano, na categoria regional, da Associação Paulista de Críticos de Arte.

             Renato mescla folclore e modernidade em suas composições, tendo um estilo inconfundível. Tem mais de uma quinzena de discos gravados e dezenas de participações em gravações. No dia de seu aniversário... Ele é homenageado com o convite para ser o patrono dos festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul.

Nota do Blog: Parabéns a Família Borghetti.. muito merecido. Parabéns Renato... Um jovem, sim, jovem tradicionalista, nativista, telúrico. E que está deixando um belo legado ao nosso estado.

Patronos dos festejos farroupilhas desde 2005
2005 – Luiz Alberto de Menezes
2006 – João Carlos D’Avila Paixão Cortes
2007 – Antonio Augusto Fagundes
2008 – Wilmar Winck de Souza
2009 – Telmo de Lima Freitas
2010 – Rodi Pedro Borghetti
2011 – Alcy José de Vargas Cheuiche
2012 – Nilza Lessa
2013 – Nésio Correa – Gildinho dos Monarcas
2014 – Benajmim Feltrin Netto
2015 – Padre Amadeu Gomes Canellas
2016 – Zeno Dias Chaves
2017 – Elma Sant’Anna
2018 – Renato Borghetti

Nenhum comentário: