quinta-feira, 12 de julho de 2018

Feliz Aniversário Paixão Cortes e Zeno Dias Chaves

           Os patronos dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul, João Carlos D'Avila Paixão Cortes (2006) e Zeno Dias Chaves (2016), ex-presidente do MTG, nasceram na mesma data, 12 de julho de 1927 e, hoje, comemoram 91 anos.

          Zeno e Paixão Cortes muito cedo formaram uma grande amizade, ocorrendo o mesmo em relação a Barbosa Lessa. Aos 91 anos, nascido na Fazenda Cerro Colorado, distrito de Seival, interior do município de Caçapava do Sul, Chaves é casado com Isaura Ferreira Chaves, com quem teve três filhos, depois vieram os sete netos, e os três bisnetos.

             Iniciou as atividades em 1949, no primeiro encontro com os ex-colegas Antônio Cândido Silva Neto, Luiz Carlos Correa da Silva, Robis Pinto, entre outros. Este encontro ocorreu na esquina das Ruas da Praia com Borges de Medeiros, tendo ali a informação do que Paixão Cortes e Barbosa Lessa estavam fazendo. Deste encontro em diante não parou mais.

           No mesmo ano (1927), nasceu, em Santana do Livramento, o folclorista Paixão Côrtes. Símbolo da capital de todos os gaúchos, a estátua do Laçador foi inspirada no fundador do movimento tradicionalista no Estado. Agrônomo, radialista, foi produtor de programas regionalistas na Rádio Gaúcha nas décadas de 1950 e 1960. 

Nenhum comentário: