domingo, 15 de julho de 2018

Tropeirismo - Mais um dia de aprendizado

No Açouta (ou Açoita) Cavalo, com os amigos Marco Aurélio Angeli e Valter Fraga Nunes

Pinhão na chapa, o último cincerro fabricado por um especialista e um delicioso café de cambona, ou de chaleira
          O ensolarado sábado, deste inverno de 2018, proporcionou um dia maravilhoso para grandes aprendizados. A localidade de Açoita Cavalo, divisa entre Rolante e Taquara, próximo ao Parque do RolanTchê, onde reside o tropeiro e ex-coordenador da 22ªRT, Marco Aurélio Angeli, o Zoreia, recebeu os jornalistas Rogério Bastos e Liliane Pappen Bastos e o casal Jeandro Garcia e Ewilin Ayres. Já na chegada foi oferecido um pinhão na chapa, um café de cambona (de chaleira, ao melhor modo Turco, com um tição em brasa) e um bolo tropeiro com torresmo, ovo e farinha.
          Desde cedo na lida, Zoreia e Valter Fraga Nunes, passaram a ensinar os manejos para os atentos espectadores que, depois, forma para a pratica. Os experientes tropeiros explicaram as peças, mostraram como funciona e para que serve cada utensilio. O almoço (as 14h) teve aipim salada de radiche com tomate seco, da horta do Zoreia, e uma linguiça de carne de porco, cortada a faca e feita no fogão a lenha, por ele também.
           Na parte da tarde, depois do almoço teve passeio de carroção e as últimas gravações. Mas o trabalho não termina por ai. Quarta-feira a dupla tem mais gravação pela frente. Logo, logo este material será disponibilizado em forma de websérie pela internet.

           Ao lado do amigo Jeandro Garcia tivemos a oportunidade de experimentar o arreamento de muares. Aprender o uso da cangalha, peitoral (diferente da peiteira do cavalo), as bruacas, arreata, o Ligal (peça de couro cru com o qual se cobre as cargas dos animais), e do tranca-fio (tira de couro).

      os causos contados à beira do fogo, pelo Zoreia, enquanto mateávamos, alegrou o ambiente. Foram muitas risadas nos longos momentos de descontração e alegria com os amigos (nem lembramos da disputa de 3º e 4º lugares da Copa do Mundo). A grande parceria da Liliane e da Ewilyn que deram a maior força para que o encontro transcorresse como foi. Em pouco tempo teremos uma web série com dicas para que os Piquetes e CTGs se organizem para os festejos farroupilhas.

Um comentário:

mario rossini disse...

Uma pequena observação :
Nas fotos não aparece nenhuma Cambona.
Aparecem sim , duas Chicolateiras, utensílios de Lata, feitos por funileiros com tampa e alça.
Café de Chaleira é Café de Chaleira ,nada a ver com Cambona, que aliás não aparece na foto.