sábado, 10 de março de 2018

De volta do futuro. O encontro tradicionalista nos Estados Unidos nos mostrou outra realidade

Páginas de nosso diário de viagem para Flórida, onde participamos do 5º Encontro Tradicionalista Gaúcho nos Estados Unidos, de 02 a 04 de março, em Orlando, contam a vida destes gaúchos, brasileiros, americanos que amam a cultura gaúcha.

     Sim, o veículo na foto é o carro usado por Marty MacFly, personagem de Michel J.Fox, um adolescente de uma pequena cidade Californiana, que é transportado para a década de 1950, no filme: "De volta para o futuro". Quando estivemos no evento, nos sentimos assim... indo para o futuro. 

     Chegamos dia 1º de março em Orlando e já fomos recepcionados pelo Presidente da Confederação Norte Americana da Tradição Gaúcha, Vandenir de Souza, acompanhado do Sr. Rui Machado, que levou de Francisco Beltrão, no Paraná, uma centelha para o acendimento da Chama Crioula no evento.
O Jornalista Joe Sarmento (E), Jatir Delazeri, Liliane Pappen Bastos e Rogério Bastos
     Na cidade, se juntaram à nós, o repórter Giovani Grizotti, o músico Joca Martins, os componentes do grupo Arte Nativa, de Viamão e o humorista Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana. O tratamento para os visitantes foi muito especial por parte dos organizadores do encontro.


Rogério Bastos, Seu Jorge, fundador da Churrascaria Fogo de Chão
e Vandenir de Souza (E) Presidente da CNATG
      Jatir Delazeri, um dos fundadores da Confederação: 
"O 5º Encontro Nacional do Tradicionalismo Gaúcho, realizado em Orlando na Florida. Organizado pela Confederação Norte Americana do Tradicionalismo Gaúcho, foi um grande evento, onde os americanos e forasteiros ficaram admirados pela organização, pelo comportamento das pessoas e pelo grande numero de crianças no evento. O dono do Sitio cedeu 4 ou 5 cavalos para as pessoas montarem e pegou o carro peck clássica ano ao redor de 1930 para passear com a gurizada dentro do Sitio." - contou Delazeri em seu facebook.

            Na sexta foram realizados os espetáculos, jantar com churrasco, entrevistas para o G1, feitas por Giovani Grizotti, mas a grande expectativa estava voltada par ao sábado, onde chegaria um número maior de visitantes vindos de varias partes dos Estados Unidos. Além de tudo, um momento especial, que foi a chegada da "Chama Crioula Paixão Cortes", vinda do Paraná, trazida pelo experiente Rui Machado.
Rosimar Oliveira, Fabio Brazeiro, Salette, Fabio Mees,  Jose Luiz Lemes e Jatir Delazeri Foto: Joe Sarmento
         O momento da chegada da chama foi emocionante. Não! Não é palavras de quem viu. São palavras de quem sentiu e viu gente experiente deixar a lágrima correr no rosto. Emoção, de verdade! À cavalo (Sr. Volnei, experiente criador de cavalos crioulos nos EUA e no Brasil chegou esbarrando com o símbolo gaúcho em mãos) ela foi entregue para o presidente da Confederação Norte Americana, Vandenir de Souza, que repassou  para Liliane Pappen Bastos, presidente do Instituto Escola do Chimarrão, que efetuou o acendimento. Na imagem acima as bandeiras preparadas para serem conduzidas até o dispositivo, junto com a Chama.


Legendas do tradicionalismo nos EUA
          Depois foram apresentações, declamação, música, palestras e à noite Joca Martins e o Guri de Uruguaiana fecharam a noite com chave de ouro. A Churrascaria Boi Brasil, do nosso amigo Nelson Júnior, deu uma grande contribuição para o evento, levando funcionários e fazendo a comida e churrasco junto com as equipes de voluntários. Quem estava lá no evento, também presente, foi a Valeria, filha do saudoso Barbosa Lessa, umas das pioneiras do tradicionalismo nos Estados Unidos.

            Eleição da CNATG

     Pois no domingo, dia 4, foi realizada uma reunião com as lideranças tradicionalistas dos Estados Unidos e Vandenir de Souza foi reeleito presidente da Confederação pelos próximos dois anos.
      Segundo Fábio Brazeiro, patrão do CTG Rancho Rio Grande e cônsul gremista, o trabalho de Vandenir tem que ser dado continuidade:"Ele conseguiu unir a todos e trabalhou muito para o sucesso deste evento" - concluiu. Estiveram presentes, também, Salette, Jatir Delazeri, Seu Isac, Rogério Silva, Amarildo, Cassiano, José Lemes, Jair Marchet, Amauri (Gauderio). Não estiveram naquele momento Rosimar Oliveira e Eliseu Silva, ambos lideranças gauchas na America.
      Vandenir foi na reunião para entregar o cargo e acabou recebendo dois em troca: Patrão no novo CTG que nasce na Florida, em Orlando, o qual foi convidado a liderar e a presidência da CNATG.

           Passeios

     Com o amigo Joca Martins, por vezes acompanhados do Repórter Giovani Grizotti, ou por vezes por outros amigos norte americanos, como Vandenir ou o Eliseu, fomos conhecer as maravilhas de Orlando, como os grandes parques temáticos e aprender um pouco com quem tem visão de futuro (aqui voltamos ao titulo inicial).
      Visitamos os Studios da Universal, como podemos ver nas fotos réplicas do Exterminador do Futuro, LEGO (uma cidade lego, como o dragão ao fundo), o ônibus maluco do filme Harry Potter, andamos na montanha russa pra lá aventureira...
      Foram ótimas lembranças e proveitosos aprendizados. Ficou a saudade de amigos que não mediram esforços para fazer um grande evento.. para nos agradar. Pessoas como Vandenir de Souza, Eliseu Silva, a Valeria, o Jatir Delazeri, seu Rui, Joe Sarmento, Nelson, Jorge, Rosi, Fabio, Cassiano, Amarildo, o Paulo Gauderio e toda família tradicionalista dos CTGs dos Estados Unidos.


      Como iniciei falando que viajamos para o futuro, a ida para os EUA fi um grande aprendizado. Realmente eles estão anos luz a nossa frente. Casas que ficam abertas quando o pessoal sai (Eliseu disse pro Joca - "Chega na casa se tiver fechada a frente, entre pelos fundo que esta sempre aberta"). Organização. Cumprimento de lei. Visão de negócios e visão para o futuro. Um rico aprendizado... nós, no Brasil, temos muito que aprender....

Um comentário:

Sarmento disse...

Amigo Rogério, a visita de vocês é que ficará para a história. Novas amizades com muito aprendizado. Muito obrigado por tudo e pela bela reportagem! Abraços do Norte