quinta-feira, 15 de março de 2018

Arvorezinha escolhe as soberanas da FEMATE 2018

            A cidade de Arvorezinha, que sediou em 2002 o Concurso Estadual de Prendas do RS, quando sua representante era Cristiane Dall'Cortivo, realiza um concurso, em diversas etapas, para a escolha da Rainha e Princesas da FEMATE 2018. As sete candidatas já participaram de desfile, teste de video e nesta quarta-feira, 14 de março, assistiram um palestra da presidente do Instituto Escola do Chimarrão, Liliane Pappen Bastos, e depois foram sabatinadas com uma prova escrita e teste pratico de como preparar um bom chimarrão.
             Ainda resta uma prova sobre conhecimentos gerias da região ervateira, de historia do Rio Grande do Sul e da cidade de Arvorezinha, afinal, a soberana tem que conhecer bem sobre a região e sobre a erva mate e o chimarrão.
              Todos sabem que dia 24 de abril é dia da tradição gaúcha, aniversário do pioneiro 35 CTG, e dia do Churrasco e do Chimarrão. O que poucos sabem é que a Erva-mate também tem sua comemoração: Anualmente, na segunda semana do mês de setembro. A "Semana Estadual da Erva-Mate" é instituída pela lei Nº 7.439 de 1980Árvore Símbolo do Rio Grande do Sul.
             "A Caá-y é consumida pelos índios guaranís desde muito antes do descobrimento do Brasil. O primeiro contato do branco com a bebida, ocorreu na região do Guairá, atual estado do Paraná, onde em 1554, soldados paraguaios do General Irala adentraram as fronteiras brasileiras e encontraram uma tribo indígena com hábitos e costumes muito diversos dos, até então, conhecidos" - disse Liliane em sua palestra. Isso, e muito mais, foi objeto de estudo das maninas, que residem em uma cidade que possui mais de vinte ervateiras.
              Neste sábado, o Rio Grande ficará sabendo quem são as soberanas da FEMATE 2018.

Nenhum comentário: