sábado, 10 de março de 2018

Neste domingo... 16 anos sem o gênio, sem o mestre.. Barbosa Lessa

      Foi naquele 11 de março de 2002, quando o presidente Manoelito Savaris me ligou para seguirmos para Piratini, pois Deus havia chamado o gênio Barbosa Lessa para o descanso final. Lessa faleceu aos 72 anos, vitima de câncer  de pulmão. Autor da música Negrinho do Pastoreio, nasceu em 13 de dezembro de 1929, em Piratini, onde iniciou e terminou a sua vida. O menino que queria ser peão de estância, teve de fazer faculdade por ordens do pai. Aprendeu em casa, com a mãe, as noções básicas de piano e de datilografia. Barbosa Lessa sempre foi um jovem além do seu tempo. Com 12 anos fundou um jornal em sua escola (O Gonzagueano) onde publicou os primeiros contos regionais.

      No colégio Julio de Castilhos em Porto Alegre conheceu Paixão Cortes, parceiros de muitas jornadas no futuro.  Formou-se em Direito na UFRGS, em 1954. Depois disso entrou para a área de publicidade e propaganda, foi jornalista, escritor, pesquisador, secretário de estado... 

      


      Catulo Fernandes escreveu em seu Facebbok: "O dia 11 de março é uma data, que me traz uma certa melancolia. Perdi poucas pessoas próximas: meu pai, um irmão, meus sogros e um cunhado que era como um irmão. Contudo a morte de Barbosa Lessa, em 2002, embora passados 16 anos sempre me deixa nostálgico. Nesta semana recebi um material maravilhoso, do período de 1979 a 1982, quando Lessa foi Diretor de Cultura do RS, e na sequência Secretário de Estado de Cultura, Desporto e Turismo. Quem me enviou foi a sra. Wanda Rocha, sua secretária na época. O homem era demais: em 1979 ele dividiu o Rio Grande em 12 regiões e produziu um MAPA TURÍSTICO (capa abaixo), e ainda apresentou, de próprio punho, cada região com suas peculiaridades. Deve ser por isso que não canso de exaltá-lo. BARBOSA LESSA o maior escritor da metade Sul" - muito bem lembrado.

     Vamos ver quem irá lembrar e quem vai escrever ou falar sobre isso...

Nenhum comentário: