sexta-feira, 4 de abril de 2014

Um DTG que vem pedindo cancha

 "O DTG Herança da Tradição promoveu no dia 30 de março um Dia Campeiro, onde seus peões e prendas puderam aprender as lidas do campo. O objetivo da confraternização era a preparação dos peões que irão concorrer no Entrevero Regional da 25ª RT. Eles aprenderam a fazer o charque, assar o churrasco, encilhar o cavalo, cevar o mate e também emalar a capa. O dia também foi de muita diversão com declamação, cantoria e dança." - contou Stela Paim.
Um DTG que vem ocupando espaços

De 19 a 23 de março, a 25ª Região Tradicionalista e a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul promoveram o 26º Rodeio Crioulo Nacional de Caxias do Sul. O evento contou com o apoio das diversas entidades da Região. O rodeio contou com a participação de várias entidades do estado e do Brasil, com mais de 800 participantes na parte campeira, 95 Grupos de Dança e 296 concorrentes nos concursos artísticos individuais.

O Departamento de Tradições Gaúchas Herança da Tradição, entidade recém-filiada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, porém, com 10 anos de trabalho em Flores da Cunha, foi uma das entidades que colaborou com as atividades realizadas durante o rodeio, com apresentações, monitoria na visitação das escolas e apoio de palco e secretaria nos concursos artísticos.

O trabalho da entidade teve grande importância nos dias 20 e 21, onde a organização do evento juntamente com a Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul organizou a visita de 30 escolas com cerca de 1200 alunos.

O departamento artístico e cultural do DTG Herança da Tradição foi convidado pela diretora cultural da região, Creice Arse, para ajudar e levou para o evento suas invernadas e seu prendado que proporcionaram aos alunos, juntamente com outras entidades, a visitação por um circuito de atividades que começava no palco principal com  apresentações de danças, declamação, contação de Lendas e exibição de filmes sobre a cultura gaúcha. Depois tinham a oportunidade de fazer a visitação do museu da casa do gaúcho, onde os alunos recebiam explicações dos monitores. Em seguida visitavam o espaço das brincadeiras montado pelo prendado da 25ª RT, onde tinham a oportunidade de interagir com os integrantes das entidades participantes, relembrando as brincadeiras de seus avós.
Além desses espaços foi montada também uma mini fazendinha especialmente para visitação das escolas, onde coordenados pelos monitores tinham a oportunidade de conhecer de perto a lida do campo.

A parceria do DTG Herança da Tradição com a 25ª RT iniciou-se efetivamente ainda na festa da uva, onde a entidade esteve presente no espaço da Casa do Gaúcho praticamente em todos os dias da festa, orientando e explicando para os visitantes um pouco de nossa cultura, juntamente com o prendado da 25ª RT e demais entidades da região, além de trazer para degustação o Bolo de erva mate que segundo a coordenação da 25ª RT, foi o sucesso do espaço ocupado durante a Festa.

A entidade se prepara para participar da Ciranda de Prendas e do Entrevero de Peões da 25ª Região Tradicionalista, evento que acontece no dia 28 de junho de 2014. Para isso está promovendo várias palestras e oficinas envolvendo os peões e as prendas, além da comunidade em geral.


A Sra. Creice Arse coloca que a participação de todas as entidades é muito importante para o sucesso de todo e qualquer evento:  “O 26º Rodeio Crioulo Nacional de Caxias do Sul foi um sucesso devido a muitas pessoas que abdicaram de seu tempo para o bem estar de outros, por acreditarem na causa tradicionalista. A 25ª RT tem orgulho de poder contar com suas entidades, em especial nesse rodeio ao DTG Herança da tradição que nos auxiliou desde as atividades culturais que iniciaram na quinta-feira até o último minuto de domingo. São exemplos como esse que fazem com que a gente siga firme perpetuando a cultura gaúcha.”

Nenhum comentário: