domingo, 6 de abril de 2014

Um dia que ficou na história - Os Protagonistas

          Lembro ainda meu pai contando como o Beira Rio foi construído. Das pessoas doando tijolos, de criar mais espaços numa Porto Alegre que crescia. Lembro meu pai e meu tio irem ao estadio com suas almofadinhas e, já lendo, conseguia ver palavras como Heptacampeão e Octacampeão. 

           Lembro os nomes de Carlito, Bodinho, Larry (que ja conheci de comentarista na Difusora, canal 10), depois Dom Elias Figueroa, Valdomiro, Falcão, Escurinho, Caçapava, e ai, eu já sabia decorar as escalações para um dia contar para meu filho.

           Veio o Grenal do século e eu, apostei o que não tinha com meus amigos... Saimos perdendo e a gurizada gritando na frente da minha casa. Final do Jogo 2 a 1, para o inter. Mais uma alegria e bons frutos das apostas.

           Nunca pensamos que surgiria uma geração que superaria a geração vitoriosa da decada de 50 e 70. O tri campeonato invicto de 79, eu lembro como se fosse hoje: Benitez, João Carlos (pai do Diego e Diogo, jovens promessas que sumiram) Mauro Pastor, Mauro Galvão e Claudio Mineiro. Um meio campo invejável: Falcão, Jair Prates (o principe Jajá), Batista e Mario Sergio (falso ponta esquerda) Valdomiro e Bira.

         Veio 1982 e com ele o Troféu Joan Gamper, um torneio internacional entre clubes de futebol, amistoso, disputado anualmente, desde 1966, na cidade de Barcelona, na Espanha. A competição é organizada pelo Barcelona e realizada sempre em agosto, no Estádio Camp Nou, marcando o início de sua temporada. O Barça tinha Maradona naquela época. O inter entrou em campo com Benítez, Edvaldo, Mauro Pastor, André Luís, Beretta, Ademir Kaefer, Paulo Cezar, Mauro Galvão, Ruben Paz, Cléo (Sílvio) e Silvinho (Andrezinho). O inter venceu o Barça nos penaltys e o Manchester na final:  O Inter teve uma atuação de altíssimo nível contra o Manchester City e o derrotou por 3 a 1. Os gols do título foram marcados por Edvaldo, Paulo Cezar e Fernando Roberto, e MacDonald descontou para a equipe inglesa.

           Os anos 90 ficamos até sem gauchão, no final: 97 ganhamos o ultimo com o Fabiano, e depois, 98 Juventude, 99 o Grêmio, 2000 o Caxias. Ai virou o milenio e a história junto. Jean nasceu em 1999, e quando, aprendeu a entender jogo, viu o inter perder de forma estranha o brasileirão de 2005 para o protegido Corinthians. Foi então que a partir de 2006 a estrela começou a brilhar e surgir os novos protagonistas do show. São tantos titulos comemorados... E ontem, foi a festa mais linda que já participei. Mais emocionante. 50.000 nos aplaudindo a cada espetáculo feito para eles mesmo.
           Aqui quero agradecer ao DTG Lenço Colorado do Sport Club Internacional pelo convite de fazer parte deste espetáculo. De poder tocar e marcar na capsula do tempo cada momento. Daqui a 45 anos, os filhos do meu filho verão a historia que escrevemos aqui. Valeu amigos.

Nenhum comentário: