quinta-feira, 3 de abril de 2014

Sossella recebe demandas do Movimento Tradicionalista Gaúcho


O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris, esteve com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossella (PDT), na manhã desta quinta-feira (3), para entregar um ofício solicitando que a Lei 11.719 de 2002 seja mantida. A lei institui oficialmente o rodeio crioulo como componente da cultura popular do Rio Grande do Sul, e foi alterada pela  lei 12.567/2006, que estabelece um conjunto de normas sobre infraestrutura, cuidados médicos, transporte de animais, canchas e bretes, formas de encilha e proteção dos animais..
Segundo Savaris, tratar a atividade como esporte, como prevê o PL 271/2013, contraria a história e foge do objetivo do tradicionalismo gaúcho. “O MTG trata de cultura regional, folclore e tradição gauchesca e se o tiro de laço for considerado esporte a instituição terá que se afastar da atividade que ela própria criou”, ressaltou o presidente. O deputado recebeu o documento e afirmou que irá tratar do tema com as bancadas.
Também estiveram presentes na audiência o vice-presidente do MTG, Nairioli Callegaro, e o vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha, Gustavo Bierhals, que também entregaram ao deputado Sossella um convite para participar da Festa Campeira do RS (FECARS), de 1º a 4 de maio em Viamão, e do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart),  que será realizado em novembro  em Santa Cruz do Sul. O chefe de gabinete, Jair Müller, acompanhou o encontro. 

Colaboração de Nathalia Kurtz
Rosângela Borges / Liliana Cardoso
Letícia Rodrigues / Vinicius Reis 

Nenhum comentário: