quinta-feira, 24 de abril de 2014

Dia da Tradição Gaúcha

        Instituído pela lei 11.929, de 20 de junho de 2003, o dia 24 de abril, em homenagem a fundação do 35 CTG, de Porto Alegre, é o Dia do Churrasco e do Chimarrão. 

      A data de 24 de abril foi escolhida por sugestão do próprio MTG, porque, nesta data, em 1948, nascia o pioneiro 35 Centro de Tradições Gaúchas, o primeiro dos centros de tradições, um fenômeno antropológico e social sem precedentes, onde grupos de pessoas das mais diferentes partes do mundo comungam dos mesmos ideais, cultivam os mesmos ritos e festejam as mesmas efemérides que nós, aqui no pago, que tanto amamos e de cujas façanhas tantos nos orgulhamos.

      A culinária é uma das características das culturas em qualquer tempo e em qualquer parte do mundo. Ao pensarmos em determinado povo, país, ou época, logo nos vem à mente também um tipo de alimento, uma forma especial de preparo, um tempero, quando não uma “cozinha” inteira, como é o caso da sempre citada França e suas disputadas iguarias, ou, para citar outro exemplo, a Itália e suas massas. 

       O Rio Grande do Sul, de cultura própria, tão variada quanto sedimentada pelo mundo todo através dos Centros de Tradições Gaúchas, agora tem um prato típico e uma bebida símbolo. De autoria do deputado Giovani Cherini, a Assembléia aprovou o projeto que instituiu o Churrasco como “Prato Típico” e o Chimarrão como “Bebida Símbolo” do Estado do Rio Grande do Sul. E sabemos todos: falar em Rio Grande pelo Brasil afora, é falar em churrasco e em chimarrão. Por isso comemoramos dia 24 o dia da Tradição Gaúcha e o dia do Churrasco e do Chimarrão.

      Abril também é contemplado com outra lei. Lei Estadual nº 13.577, instituiu o "Dia Estadual do Tropeirismo", a ser comemorado todo 20 de abril, tornando Bom Jesus capital nacional do tropeirismo.

Nenhum comentário: