sexta-feira, 21 de junho de 2013

Quando o dia virou noite

           Era o segundo ano do desfile temático na capital de todos os gaúchos. A preparação foi muito grande, pois mesmo modestamente, os tradicionalistas já estavam entrando no espírito de mostrar a história através dos carros temáticos. A estrutura do desfile foi fantástica. Os camarotes em dois andares. Arquibancadas enormes para receber o publico que, até 2002, ficavam, em sua maioria, em pé na calçada.

           O tema em 2004 era: "Os ideais Farroupilhas". O planejamento era trazer para a avenida e para o acampamento, os ideais que moveram homens, no século XIX, a transformarem uma sociedade que vivia sob a égide imperial. A grande maioria das nações eram imperialistas. Poucas haviam se rebelado e se transformado em república. Pois uma pequena porção de terra, ao sul do Brasil, ousou.

           Na avenida entraria os carros representando:
Carro 01 - O manifesto de |Bento Gonçalves
Carro 02 - A divulgação do manifesto
Carro 03 - Liberdade
Carro 04 - Igualdade
Carro 05 - Humanidade
Carro 06 - Liberalismo Econômico
Carro 07 - Os três poderes
Carro 08 - A imprensa
Carro 09 - O Sentimento de Brasilidade
Carro 10 - As relações atuais do RS com o Brasil
            Germano Rigotto, ainda governador, acompanhava de perto o desfile. Naquele ano foram convidados artistas e, um grande cavaleiro, como seu pai, esteve presente: Tarciso Meira Filho, o Tarcisinho. Naquele ano, também comemorava-se os 180 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul.
            Mas para falar do título desta matéria precisamos lembrar que, o desfile acontecia ainda pela manhã, então, por que tanta escuridão? Foi uma das maiores chuvas já vistas em período de semana farroupilha. Sempre chove. Mas 2004 se superou. Eram 4h da manhã e a imprensa ligava perguntando se haveria desfile. Manoelito Savaris confirmava, em entrevistas, que os gaúchos não iriam se entregar para aquela chuva. O desfile saiu, mesmo com aquele "dilúvio" e o dia totalmente fechado por nuvens que davam a impressão que tinha anoitecido.

Nenhum comentário: