quinta-feira, 20 de junho de 2013

Um pouco de história dos festejos

          O ano de 2003 ficará registrado nos anais da história dos festejos farroupilhas do Rio Grande do Sul. Foi o ano que iniciou os desfiles temáticos em Porto Alegre e espalhou-se pelo estado. Algumas cidades já realizavam com carros decorados, assim como a capital, mas foi neste ano que os carros foram produzidos por artistas plásticos, que trabalhavam, inclusive, para o carnaval de Porto Alegre.
          O período histórico marca, na capital, a administração de João Verle, ele assumia o mandato de Tarso Genro, que concorrera ao governo do estado. As mudanças no desfile provocavam manifestações contrarias. O acampamento já estava em processo de estabilização, que vinha desde 2001 com grandes mudanças em sua estrutura organizacional. No governo do estado, Germano Rigotto comandava uma equipe disposta a dar visibilidade para os festejos. Na secretaria de Turismo do RS, Luis Augusto Lara, bageense, empolgado com o decênio farrapo. No MTG, Manoelito Carlos Savaris, com um projeto audacioso, mostrar, de forma didática, a história do estado para o mundo.
            O ano de 2002, no lonão central, foram 23 artistas desfilando seu talento. Já em 2003, o centro do Parque da Harmonia recebia 20, ente eles, Grupo Nativo Serrano, Payadores de 3 pátrias, com Paulo de Freitas Mendonça, Quero-Quero, Rancheiros, Paulo Garcia e Max Emiliano Pires (estes dois, marcavam o 2º aniversário do Jornal Eco da Tradição), Concerto SESC, Cristiano Quevedo, Cesar Oliveira e Rogério Melo, Elmo de Freitas, João de Almeida neto, Omair Trindade, Joca Martins, Abrindo Porteira (Tio Lizoca e grupo festejavam a terceira idade), Tiranos, Gilberto Monteiro, Leonardo, Marco Lima, Os Campesinos, de Pelotas e Leandro Berlesi e grupo Filosofia de andejo (pré-Beira D'Estrada e Buenas Parceria).
          Alguns dados da época ... 
          Ciranda Escolar: Foram atendidas 93 (noventa e três ) escolas, com um total de 6045 alunos

Desfile Tradicional:
         Participaram do desfile 91 (noventa e uma) entidades, sendo 15 visitantes e 76 de Porto Alegre. Se inscreveram 95. Dos visitantes, tivemos a presença do CTG 20 de setembro, da Estrada da Ponta Negra – Manaus, que foi representado no desfile pelo Sota Capataz Sr. Mauro Vanderlei de Souza Braga, levando a bandeira da entidade. Desfiram 2.857 cavaleiros e 33 carros decorados, sem contar os que participaram do desfile temático oficial, que pela primeira vez, levou para a avenida carros produzido exclusivamente para representar o tema do ano.

CONCURSO MELHOR DESFILE:
5º lugar – Piquete Tropa Gaúcha
4º lugar – DTG Querência de São Pedro
3º lugar – Piquete 38
2º lugar – Piquete Mena Quevedo
1º lugar – CTG Glaucus Saraiva

CONCURSO MELHOR ACAMPAMENTO:
          Do concurso de “melhor acampamento” daquele ano, participaram todas as entidades acampadas, tendo sido elaborado um regulamento no qual constavam 10 itens principais:

01.Construção característica de Rancho ou Galpão Típico do RS
02.O uso da Pilcha pela patronagem e os participantes no dia a dia
03.Programação cultural do galpão
04.Limpeza, higiene, organização e decoração
05.Acolhimento, boas maneiras, educação, polidez
06.Execução de música típica gaúcha e usos característicos
07.Participação nas atividades do parque
08.Uso ou presença de bandeiras
09.Presença constante de representantes da Patronagem
10.Conhecimento das atividades e do regulamento do acampamento.

Obteve o seguinte resultado:
5º lugar – Piquete Alma Nobre
4º lugar – DTG Doze de Outubro
3º lugar – DTG Lenço Verde da Querência
2º lugar – DTG Sangue Nativo
1º lugar – Piquete União Fazendária

          O destaque ficou por conta dos 1.200 figurantes que mostraram a saga da revolução farroupilha, com trajes produzidos exclusivamente par ao desfile. Dez carros atravessaram a avenida perimetral. Parte das vestes do desfile foram produzidas pela cooperativa das costureiras do morro da cruz e, os carro, em Caxias do Sul. Pela primeira vez camarotes  e grandes arquibancadas para o público assistir e um novo sistema de som espalhado pela avenida. A musica que tocava? Rio Grande Eterno, de Vinicius Brum e Luis Carlos Borges. Musica que esteve, posteriormente, na califórnia da canção.
          Um momento inesquecível foi a entrega,para o governador, de um chasque, vindo de Jaguarão, divisa com Uruguai, percorrendo mais de 400 km, revezados por 25 cavalarianos. Carros com o cipreste farroupilha, a ilha do Famfa, a Igreja de Caçapava, 2ª capital Farroupilha, Os lanchões de Garibaldi, Piratini, Alegrete, a assembleia constituinte... a paz de ponche verde.

Nenhum comentário: