quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ENART, sua importância para o Turismo


Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, segundo a UNESCO, o maior festival amador da América Latina. Para quem dança, os 25 minutos mais tensos e realizadores. Só que o ENART não é só a cultura e a tradição sendo mostrada nos palcos e tablados, ele vai muito além. Quando decidi por fazer deste o assunto do meu Trabalho de Conclusão de Curso, tive que relacioná-lo com a minha área (Turismo) e para a minha surpresa e para a resposta de dúvidas, o ENART é um dos eventos que mais mobiliza o Turismo no Estado. Em cada cidade que ele é realizado, movimenta o comércio, restaurantes e hotéis. Quando se trata da final em Santa Cruz, o resultado é melhor ainda.
Em Santa Cruz do Sul, o festival mobiliza todo o trade turístico da cidade, os hotéis tem uma ocupação de 100% durante os três dias de festival, e ainda são ocupados escolas, ginásios e até casas de famílias. Os restaurantes que trabalham dentro do parque aumentam faturamentos, assim como as associações que apresentam artesanatos para venda. O ENART movimenta muito mais que dançarinos com sonhos e desejos, movimenta a cidade, as pessoas, as prefeituras que trabalham para que tudo saia de acordo e todos os equipamentos turísticos investem para receber estas pessoas que estão lá, para realizar sonhos e divulgar a tradição.
Para a população de Santa Cruz do Sul, além de promover a cidade, o evento traz benefícios econômicos grandes, além de ser um evento cultural onde todos aprendem cada vez mais a cultura do Estado. Além disso, a pesquisa feita no Enart 2011 com a população e com visitantes, para estes, o ENART é o principal evento de manifestação cultural do Estado, pois, em todos os cantos do Estado, sempre há um CTG com uma Invernada que sonha em ir pelo menos 1 vez para o Enart, e é isso, este sonho que movimenta a todos aqueles que participam e saem de suas cidades em direção a Santa Cruz do Sul. Turisticamente falando, movimenta o turismo por onde as inter-regionais são realizadas.
Se todas as cidades que recebem o evento fizerem um levantamento e aproveitarem o evento para movimentar e divulgar a sua cidade nos dias do evento, o turismo da cidade cresce, o evento cresce e a divulgação da cultura e do tradicionalismo se expande para mais pessoas, agregando cada vez mais pessoas que cultivam e levam a tradição para todos os cantos do Estado.

Caroline Schiller Monte Blanco        
Formanda Curso de Turismo
Universidade Feevale

2 comentários:

Jeandro Garcia disse...

Muito bom o texto, realmente o ENART mobiliza muito o turismo por onde passa, mas o ENART não é feito somente de inverndas, possui 22 modalidades, que levam muita gente também para torcer pelos individuais.

Confraria dos Amigos disse...

Muito Bem colocado Rogerio. Acredito que a valorização eincentivo as modalidades individuais iria aumentar muito se os CTG´s Fossem premiados e não só a região, Aqui em SP Temos em nosso estadual esse sistema. Em todas as modalidades, pontuam os tres melhores colocados - Danças 10-6-4, Conjunto Vocal 6-3-2 e Individuais 3-2-1, Assim o CTG Campeão Sempre é o Que tem mais pontuadores individuais o que aumenta e muito a busca pelos Declamadores, Cantores , Gaiteiros, Trovadores e Mentirosos (causo rss), é Isso, Parabéns pelo Post.
Romeu Fregonese junior