segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia do professor

Todo ano quando chega este dia me vem à memória um indivíduo, organizador de eventos, que em certa oportunidade, nos festejos farroupilhas, de Porto Alegre, locou o mesmo lugar que faríamos o seminário de professores. Ele estava organizando o dia do advogado e, nós, o seminário. 

A disputa pelo mesmo local (apesar que eu levava a vantagem de ter reservado primeiro) quase chegou às "vias de fato", que só não aconteceu por que estávamos no telefone, mas, o grau de insatisfação de ambas as partes parecia não levar a um entendimento, foi quando o ilustre ser falou: "Meu amigo, já estamos a um tempão discutindo e não vamos chegar a lugar algum (pensei: ainda bem que ele notou isso) então quem sabe chegamos a um acordo?" - disse ele.

"Pois bem, qual a tua sugestão?" - rebati.

"- O que é mais importante? Um evento que envolve brilhantes advogados, juristas, desembargadores, juízes... ou simplesmente um seminário para professores?"

"- Meu amigo, tu está desinformado... claro que o seminário para professores, pois caso eles não existissem, não existiriam brilhantes advogados, juristas, desembargadores, juízes..." - respondi rapidamente para ele, meio que sem pensar.

O silêncio tomou conta do telefone por breves momentos. Logo em seguida, depois de um profundo suspiro veio a reação: "Tua ta certo",,, e deu uma baita risada. Com os espíritos desarmados, conseguimos chegar a um acordo e, os dois eventos aconteceram no centro de eventos do Parque da Harmonia, naquela, quase primavera, de 2005. Nós no salão e eles na sobre-loja.
Tantos professores passam por nossas vidas. Uns nos ensinam o que fazer, outros, ao contrário, nós ensinam o que nunca devemos fazer. Hoje, desvalorizado pelos governos, o professor encontra dificuldades na relação com o aluno. Feliz daquele professor que ajuda o homem a encontrar as respostas dentro de si. Tive ótimos professores, sendo que, alguns deles, não me deram respostas, mas me obrigaram a ir buscá-las. Neste dia, tão importante para a sociedade, fica meu abraços e carinho a todos os mestres, que lutam com dificuldades para fazer um mundo melhor para se viver. 

Nenhum comentário: