terça-feira, 2 de outubro de 2012

O Maleficio da Choradeira - por Tiago Soldá


O MALEFÍCIO DA CHORADEIRA NO MOVIMENTO TRADICIONALISTA 
Por Tiago Soldá

Que me desculpem os "revolucionários" de "apelidos anônimos" (e nada contra o Galpão Gaúcho, que poderia ser uma baita ferramenta se bem usada!), mas, é em época de Inter-Regionais que dá um certo "nojo" de algumas atitudes e comportamentos.

Passadas duas Inter-Regionais (SVP e Portão), muito pouco se discute sobre a qualidade dos grupos, ou sobre as inovações ou coisas boas apresentadas... e sim, se discute "mais do mesmo": comissão, supostos favorecimentos, erros individuais e apadrinhamentos. Acompanho de perto, muito perto os movimentos de nosso Movimento nos últimos quatro anos principalmente, e tenho visto mudanças, sempre para melhor. Estagnados não estamos, concordas? Entonces...

Acabamos com o conceito da "meritocracia". Infelizmente senhores, NINGUÉM merece vencer um rodeio ou um ENART, ou uma Inter-Regional. Sempre haverá um favorecimento por parte de alguém... JAMAIS será pela dança ou por méritos... que falácia! Vamos deixar que se admita que ensaios e o esforço de cada membro de um grupo não tem mais valor algum? É isso que queremos para nosso Movimento?

Há quatros anos, a comissão do Sr. Beloni não prestava. Há três anos atrás, a comissão do Sr. Toni Pereira não prestava. E nos dois últimos a comissão do Sr. Rodrigo Sartori não presta. Resumidamente: ninguém presta? É isso que queremos para nosso Movimento?

Senhores. Não vamos estragar uma festa tão bonita quanto é o ENART com discurso de perdedores. Se antes somente os mesmos grupos ganhavam, era ruim. Agora, que novos nomes aparecem, e a hierarquia esta diferente, também é ruim. Eterno inconformismo? Seriamos todos de esquerda? Eu não!

Resumir que grupo A ou B ficou melhor que C ou D por apadrinhamento, por favorecimento da comissão ou qualquer outra coisa, é ser muito pequeno. Inúmeras teorias da conspiração aparecem, mas nada é provado. E nem há como! As regras são claras e os eventos tem sido transparentes, não restando nada mais do que a tal "choradeira".

A visão de dança da grande maioria é muito limitada. Limita-se a enxergar erros, e não virtudes. Agora um erro individual em um giro de saudação torna-se maior que qualquer coisa. Senhores, no quesito "Harmonia", erro individual igual a 0,02 de desconto na dança, algo por ai. Nada mais... um grupo merece ficar fora do ENART por causa de um erro individual? Não. A avaliação é mais ampla. Será que é falta de informação?

"Ah, mas o grupo A perdeu para o grupo B por causa de um desconto de indumentária....". E indumentária não é avaliada agora? Esta lá, nas "Diretrizes de Indumentária". 

Da mesma forma que Correção valem 3 pontos, Interpretação valem 4 pontos, Harmonia 2 pontos (3 pontos em 2013!) e Música 1 ponto (e quero ver em 2013 quando realmente for descontado!)... a indumentária tem uma tabela de descontos bem clara. Quem não se informou, que me desculpe, mas comete um erro grave, pois a equipe esta sempre à disposição para informar a todos. Cursos de indumentária foram dados desde o início do ano e somente errou quem foi negligente com o assunto.

Dou o nome de "pequenez" a justificativa de derrotas com o "Aleatório e Extraordinário Futebol Clube". "SE não tivesse tido o desconto de indumentária...", "SE não tivesse errado na dança tal....", "SE o avaliador não implicasse com a gente...", "SE não fosse apadrinhado pelo fulano...". Chê: e SE tivesse dançado melhor e se preparado melhor, o resultado seria melhor? É nesses "SE's" que chovem comentários infelizes em Facebook's e Twitter's da vida, criando inimizades e discórdias.

Barbaridade gauchada! Vamos procurar os méritos dos vencedores do que desculpas para as derrotas. ENART tem todo ano e uma coisa é certa: de 40 grupos, apenas UM sai completamente feliz e realizado: o campeão! Os outros 39 tem duas opções: considerar-se vencedores por participarem de evento tão grandioso, ou então, ser mais um medíocre perdedor. Fica a critério de cada um...

Enquanto isso, vamos arcando com o vício e malefício da choradeira em nosso Movimento... por sorte, ainda é a minoria. (Tiago Soldá)

Nenhum comentário: