domingo, 28 de outubro de 2012

Curiosidades do ENART

Tu sabias que...

... na década de 80, os CTGs do litoral estavam sempre entre os 3 primeiros colocados, as vezes ocupando duas posições(1988 - 1º e 2º lugar)?

... O CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí, é o maior detentor de títulos das danças tradicionais força “A”, são 10, no total, seguido pelo CPF Piá do Sul e Rancho da Saudade cada um com 3 títulos?

... CTG Sentinela da Querencia, de Santa Maria, que possui um título estadual, em 1995, foi o que mais ficou em segundo lugar, 5 vezes, seguido pelo Aldeia dos Anjos, 4 vezes?

... O Clube Juventude do Alegrete, antes de vencer em 2010, ficou em 2º em 2008 e 3º em 2009?

... O CTG Aldeia dos Anjos nunca ocupou a 3ª colocação, nem do FEGART e nem do ENART?

... no novo milênio, com exceção de 2004 (Estância da Serra) e 2011(Tiarayú), todos os terceiros colocados foram diferentes e, ocuparam a colocação, pela primeira vez?

...em 1986 existia a modalidade “assobio”, JOÃO CARLOS TAVARES, da 5ª Região, sagrou-se campeão?

... Ilva Maria Goulart, atual coordenadora da 4ª RT, foi 1ª colocado no FEGART 1986, na modalidade declamação?


 ... até 1989 existia a trova gaucha e de martelo. A partir de 1990 surgem as trovas gavetão, tira-teima e iolarai?

... em 1996 o instrumentista Luciano Maia, representando a União Gaúcha, de pelotas, foi campeão na modalidade Gaiteiro de grupo de danças?

... no ano de 2000 começaram as modalidades melhor entrada e melhor saída, em 2001 melhor acampamento, 2009 estreou a força “B” das danças tradicionais e a transmissão via internet.
...o cantor nativista Ranieri Sphor foi 2º colocado, na modalidade interprete solista vocal masculino, em 2001 e 2002?

... Anelise Severo, cantora, era interprete solista vocal feminina do CTG Sentinela da Querencia de Santa Maria e fazia parte do conjunto musical, foi vencedora da modalidade interprete em 1994, com Janaina Vargas em segundo?

... Fabiana Bertagnoli, Janaina Souza Vargas, Shana Goulart Muller, o trio de cantoras que hoje fazem sucesso em suas carreiras, ficaram em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente,  no ano de 1995?


...Junior Beneduce, era funcionário do Bradesco, em Soledade, foi o vencedor do 3º Fegart, em 1988, pelo CTG M'Bororé? Graças ao palco, em Farroupilha, onde Heleno Gimenez era avaliador, Junior foi convidado para cantar, pela primeira vez , na Califórnia da Canção Nativa. Junior defendeu “De peiteira e rabicho”, de Juliano Javoski. No FEGART interpretou "Limpa Banco", de Tomaz Barcelos. Quando retornou, da Califórnia, foi demitido do Banco, então resolveu seguir a carreira musical.

...1979 foi o ano do tricampeonato, consecutivo, do CTG Brazão do Rio Grande, de Canoas, pelo Festival do MOBRAL? O Aldeia foi vice e o CTG Cel. Chico Borges, de Santo Antônio da Patrulha, foi 3°. Eles se apresentaram, em 1980, para o papa João Paulo II, em Porto Alegre (contribuição de Marco Ávila).

Nenhum comentário: