quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Juninho, o Centauro dos pampas


O centauro dos pampas

Paulo Felix Junior soma mais de 20 grandes títulos dos maiores rodeios na modalidade de prova de rédeas pelo Brasil

Era o ano de 1991, quando o pequeno Paulo Felix Júnior, o Juninho, começava a dar suas primeiras voltas à cavalo. Ninguém imaginaria que ali iria surgir uma ligação tão forte entre um homem e um animal. Representando o Piquete Descanso do Pingo, perto dos seus 9 anos de idade, começou a competir chegando a primeira colocação de uma prova, concorrendo entre os adultos.

Com dicas de seu pai, Paulo Felix, homem muito campeiro e de seu amigo, Alcides Gomes (freio de ouro), que domou e deu dicas de treinamento, que ele executou  em seu cavalo. “Treinei cavalos por alguns anos,depois fui pro  meio automotivo onde trabalhei em uma autorizada na parte da mecânica por quase 3 anos,mas nunca deixando os cavalos de lado,hoje estou lidando com mais tempo neles novamente”.

Juninho acumulou prêmios ao longo dos seus 24 anos de vida: Octacampeão do Rodeio Nacional Cidade de Porto Alegre 2004, 05, 06, 07, 09, 10, 11, 12 - Rodeio Internacional de Osório, Rodeio Nacional de Santo Antonio da Patrulha, Rodeio Nacional de Campo Bom, Bicampeão Brasileiro 2007, 2011, Bicampeão Estadual - FECARS 2010 e 2012, Tricampeão do Rodeio Internacional da Vacaria  2006, 2010 e 2012 e Tetracampeão do Rodeio da Semana Farroupilha de  Porto Alegre em 2006, 2007, 2011 e 2012.

Meu cavalo é Baio cabos negros, vai fazer 12 anos, seu nome é “debochado” da raça crioula, e tenho ele desde de seu 1º  ano de idade, sendo que fiquei com ele a conta de uma divida de um amigo no valor de 400 reais, e hoje já teve oportunidades que me ofereceram mais de 10 mil para vendê-lo, e recusei”. – Disparou Juninho.

Paulo Junior treina o cavalo, em mês de prova, 5 dias por semana, e quando se aproxima a competição diminui os treinos pra 3: “Acredito que o grande segredo não é apenas o treino mas um entendimento e respeito dos limites, tanto que em todos esses anos nunca tive que para-lo por manqueiras ou dores, que na minha opinião é o que mais conta numa base boa de treinos” – confidencia o campeão.

Nenhum comentário: