sábado, 24 de março de 2012

Tipos de programas de televisão

Ao longo da história a RBS TV, filiada da Rede Globo, foi a empresa de televisão a possuir maior audiência e penetração no Rio Grande do Sul. Um pouco se deve a ser ligada à lider de audiência Nacional, mas por possuir uma rede regional composta de muitas emissoras pelo interior do estado.

Resistindo a todas formas de restrições, um programa regional surgiu no inicio da década de oitenta, era o Galpão Crioulo, com apresentação de Antonio Augusto Fagundes, e a produção de Alfredo Fedrizzi, que foi, também, idealizador do programa. Ele era produtor local do Fantástico e, foi muito criticado, ao levar Pedro Ortaça para um "especial" no espaço. O público reagiu positivamente, forçando a emissora a investir na idéia.

Nico Fagundes foi escolhido numa seleção de teste de vídeo. O roteiro era feito pela equipe de produção e, somente recebia interferencias do Apresentador e outros, quando solicitados. No mesmo ano de criação do Galpão Crioulo nasceu o Galpão Nativo, que teve como diretor e idealizador o Uruguaio Eison Acri. O Galpão Nativo  provilegiava somente uma corrente musical, que era voltada aos festivais. Para atender um outro segmento (CTGs, artistas amadores...) surgiu o programa denominado Invernada Gaúcha.

Depois deste vieram muitos outros programas, Fogo de Chão, Caminhos do Pampa, Coisas do Sul, Heranças do Sul, Raízes do Pampa, muitos vieram, muitos se foram. Mas onde está o "desenho" de programa que os gaúchos gostariam de assistir? Surgem novas propostas de estilo que atrai o telespectador nos programas de grande audiencia nacional como o programa agir socialmente, beneficiando CTGs, Invernadas, concursos com os artistas amadores. "Qual é a musica", de tanto sucesso com Silvio Santos, imagine um "Qual é a Musica Gaucho"...

Jovens trazem novas propostas. Entre elas, "Toma Tento", produzida por Fabio Nascimento, com a parceria do Felipe "Neguinho". O Chasque do MTG produzido e dirigido por Rogério Bastos que foi ao ar no Coisas do Sul, de Volmir Martins.  Um CQC Gaudério? Um "Legendários" Gaucho? Um Domingão do Faustão, Domingo Legal... Gaudério? Um programa de auditório (tipo grande rodeio coringa) pra TV. Passa ou repassa, ou, video game regionalista? Pra pensar ...

Nenhum comentário: