terça-feira, 6 de março de 2012

Cronologia da história do RS 1762/1821

1762 – Don Pedro Cevallos, governador argentino, invadiu a Colônia do Sacramento retomando-a para a coroa espanhola.

1763 – Cevallos invadiu Rio Grande, tomando, também, o Forte de Santa Tereza e a vila de São José do Norte.

1764 - Portugal proíbe a importação de mulas que eram trazidas da região do Prata o que incentiva a formação dos criatórios no Rio Grande. Portugal e Espanha se encontravam em guerra.

1773 – A 24 de julho, o governador do Continente de São Pedro, José Marcelino de Figueiredo, instala a capital no Porto dos Casais (antigo Porto de Viamão, rebatizado para Porto do Dorneles), trocando-lhe o nome para Porto Alegre.

1776 – Os espanhóis são expulsos de Rio Grande, mas invadem a Ilha de Santa Catarina.

1777 – Portugueses e espanhóis assinaram o Tratado de Santo Ildefonso. Por esse tratado, os espanhóis ficavam com a Colônia do Sacramento e com os Sete Povos das Missões, enquanto que Portugal retomava a Ilha de Santa Catarina e a Vila de Rio Grande.

1780 – Fundada a primeira charqueada, pelo cearense  José Pinto Martins, em Pelotas. Os negros escravos entram maciçamente no Estado, para trabalhar nas charqueadas.

1801 – Os rio-grandenses José Borges do Canto, Manoel dos Santos Pedroso e Gabriel Ribeiro de Almeida tomam as Missões, expulsando os espanhóis. Com esta ação o Rio Grande ganha o atual mapa.

1807 - Por Carta de Lei de 19 de setembro, foi criada a Capitania de São Pedro, compreendendo todo o continente ao sul da capitania de São Paulo e ficando-lhe subordinado o governo a Ilha de Santa Catarina.

1809 – A 9 de outubro, toma posse o primeiro governador da Capitania de São Pedro, Dom Diogo Martim Afonso de Sousa Teles de Menezes. Neste ano são criadas as vilas de Santo Antônio da Patrulha e Rio Pardo. Com Rio Grande e Porto Alegre, as duas novas vilas completam os municípios da Província.

1812 – D. Diogo de Sousa, na condição de capitão-general, liderou o Exército Pacificador que tomou o Uruguai com o aparente objetivo de impedir que as lutas no Prata atingissem o nosso território.

1816 – Surge o Caminho Novo da Vacaria, ligando São Paulo às Missões, que cortava as regiões onde hoje se localizam os municípios de Cruz Alta, Passo Fundo, Lagoa Vermelha e Vacaria. De Vacaria ia a Lages (SC) onde se juntava ao Caminho de Viamão.

1817 – Em janeiro, o Tenente-General Carlos Frederico Lecor entrou triunfalmente em Montevidéu.

1821 – A Banda Oriental é incorporada ao Brasil, tomando o nome de Província Cisplatina. 

Extraido da Obra
Manual do Tradicionalismo
Manoelito Savaris

Nenhum comentário: