quinta-feira, 29 de março de 2012

Cronologia da história do RS 1822/1841

1822 – A 7 de setembro, o príncipe regente Pedro de Alcântara proclama a independência do Brasil, tornando-se o primeiro Imperador com o título de D. Pedro I.



1824 – Chegam ao Rio Grande do Sul os primeiros imigrantes alemães. Os 38 colonos são enviados para a Real Feitoria do Linho Cânhamo, atual São Leopoldo.


1827 – A 20 de fevereiro, ocorre a Batalha do Passo do Rosário, às margens do rio Santa Maria. O Marquês de Barbacena liderava as tropas brasileiras que depois de cinco horas de combate, retiraram-se do campo de batalha vencidas pelas tropas castelhanas que não perseguiram o Exército Imperial, preferindo retroceder.


1828 – O Estado Oriental do Uruguai alcança a independência após as negociações entre o Império Brasileiro e a Republica Argentina que resultaram na Convenção Preliminar da Paz, assinada em 27 de agosto de 1828.



1835 – A 20 de setembro, eclode a Revolução Farroupilha com a tomada de Porto Alegre pelas tropas lideradas por Onofre Pires e José Gomes Jardim.



1836 – A 11 de setembro, o coronel farrapo Antonio de Souza Netto, após derrotar o caramuru Silva Tavares nos campos do Seival, proclama a República Rio-grandense. No dia 2 de outubro, na Ilha do Fanfa, do rio Jacuí, Bento Gonçalves da Silva é preso com outros líderes farroupilhas. No dia 6 de novembro é instalado o governo da nova República, em Piratini, quando são eleitos o Presidente e os Vice-presidentes. Mesmo ausente Bento Gonçalves foi eleito Presidente.


1837 – Em setembro, com auxilio da maçonaria, Bento Gonçalves foge da prisão, no Forte do Mar em Salvador, Bahia.


1838 – Após a vitória farroupilha na Batalha do Barro Vermelho e a tomada de Rio Pardo, no dia 30 de abril, os farroupilhas prenderam uma banda de música de uma unidade militar imperial e determinaram que o mestre elaborasse um hino para os vencedores. O mestre Joaquim José de Mendanha compôs uma música que foi batizada como Hino Farroupilha, hoje é o Hino Rio-grandense.


1839 – Os farroupilhas organizam uma expedição para tomar Laguna. David Canabarro comanda a expedição que tem o apoio de Giuseppe Garibaldi, comandante da Marinha Farroupilha. Nessa ocasião Garibaldi fez transpor os lanchões Rio Pardo e Republicano, por terra, desde o rio Capivari até a foz do rio Tramandaí. Em 29 de julho foi proclamada a República Catarinense que teve curta duração, pois em novembro laguna foi retomada pelas forças imperiais. Neste mesmo ano os farroupilhas instalam a Capital em Caçapava do Sul, instalando-a em 14 de fevereiro, ali permanecendo até 22 de março de 1840.


1840 – Forma-se outro caminho de tropas, entre as Missões e São Paulo. A trilha não passava mais pelo nordeste gaúcho. De Cruz Alta, o caminho passava por Ijuí, Palmeira das Missões e cruzava a fronteira com Santa Catarina, por Nonoai, seguindo para Chapecó (SC), Guarapuava (PR), Ponta Grossa (PR), Castro (PR) e Sorocaba (SP).


1841 – Depois de perambular em carretas, a capital farroupilha é instalada em Alegrete.
Extraido da Obra
Manual do Tradicionalismo
Manoelito Savaris

Um comentário:

Jones Carvalho disse...

Muito bom os pontos citados na pesquisa!