sexta-feira, 30 de março de 2012

Chama Crioula - Opinião

Logo abaixo, aqui no blog, falei sobre a chama crioula, num texto que desenvolvi para o jornal do acampamento falando sobre a simbologia do fogo, mas também, falando sobre um levantamento que fiz sobre os locais de acendimento.
A chama é votada onde será acesa no Congresso. Como um Congresso não pode deliberar pelo outro, Lagoa Vermelha é pré-candidata, assim como Taquara foi um ano antes, para o acendimento em 2013. Jarbas Lima, ao final de sua esplendorosa palestra, ao se despedir, lembrou: Não esqueçam no Congresso que vem votarem em Lagoa Vermelha. Acredito que seja a próxima cidade para o acendimento.

Para 2015, lançamos aquela proposta, que foi discutida em reunião da CBTG com participação da CITG (e como são importantes essas instituições - que estão se preocupando com coisas importantes da história) e que acho que será uma das coisas mais lindas e audaciosas que já fizemos. Envolver outros países e dar a repercussão necessária para o evento. Mas com certeza não se criaria a ideia se não tivesse uma mente com visão mais avançada e acima da média pra buscar os contatos, estabelecer metas, reativar a CITG indicando outras pessoas capacitadas para tal. Me refiro a Manoelito Carlos Savaris e, agora, Dorvilio e Loiva Calderan.
Mas e 2014? Onde deveria ser acesa a Chama? Acredito que não se deve ter dúvida que a capital do Estado deve ser a sede. Motivos:

- Sede da Copa do Mundo (no Gigante da Beira Rio;
- Pode refazer o processo de acendimento, pois foi onde tudo começou;
- Há muitoooo tempo não se acende uma chama na capital. Aliás, dede que começou a escolha dos sítios históricos pelo RS, a capital nunca recebeu esta oportunidade, mas também acho que nunca procurou;
- Tem cafice pra dar o "peitaço";
- Vai estar com um acampamento montado desde a Copa até os festejos farroupilhas;
 Então... o que estamos esperando, vamos começar a trabalhar isso. Ah, não esquecendo que no ano seguinte vamos pro Uruguai, então...

Um comentário:

Léo disse...

Brilhante idéia.

Léo Ribeiro