segunda-feira, 18 de julho de 2011

Hino Rio Grandense vetado em posse na FIERGS

O hino do Rio Grande do Sul foi barrado na posse da nova diretoria da Fiergs, na quinta-feira passada. Somente a execução do hino brasileiro foi autorizada pelos burocratas de Brasília.

 Não foi a primeira vez que o Protocolo do Palácio do Planalto tomou esse tipo de atitude. No começo do ano, em uma outra cerimônia em Porto Alegre, decisão idêntica já havia sido tomada.

 Não foi só. Minutos antes da cerimônia, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, o gaúcho João Oreste Dalazen, foi solicitado a retirar-se da mesa de honra, onde havia sentado por indicação. Cedeu lugar ao advogado-geral da União.

 A ministra do STF Ellen Gracie também não pôde sentar-se no local reservado às maiores autoridades - e foi embora antes do fim da cerimônia.

Detalhe: quando a presidente da República está presente, o Cerimonial do Planalto toma conta de todo o protocolo. A Fiergs não tem qualquer participação nestes episódios.

Um comentário:

Diexpress disse...

Grande Rogério!

Também acho o fim da picada quererem vetar o nosso belo e estimado hino, que aliás é um dos maiores símbolos de nosso estado. Acho que em ocasiões como esta, nós Gaúchos e Gaúchas, com G maiúsculo, devemos bradar o nosso hino na capela mesmo, mostrando que aqui no RS o mesmo é indispensável e não é qualquer um que chega aqui em nosso estado cantando de galo. Garanto que se fosse um funk nos fariam engolir goela abaixo como os meios televisivos globais fazem a todo instante.