terça-feira, 14 de dezembro de 2021

CGF realiza viagem cultural a Antônio Prado


    Antônio Prado foi o município escolhido para a 1ª Viagem Cultural da Comissão Gaúcha de Folclore na atual gestão, reunindo mais de 20 membros da entidade no último sábado, dia 11 de dezembro.

    O convite foi feito ao presidente da Comissão pelo professor e membro da CGF Cristiano da Silva Barbosa para que os visitantes conhecessem a cidade mais italiana do Brasil. Antônio Prado possui um conjunto arquitetônico de 48 casas de madeira e alvenaria, construídas no final do século XIX e início do século XX por imigrantes e tombadas em 1989 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

    O filme “O Quatrilho”, de 1995, inspirado no romance de José Clemente Pozenato, foi rodado em Antônio Prado e indicado ao Oscar em 1996, projetando a cidade para o mundo inteiro. Recentemente foi gravado a minissérie da Globo, "Desalma", com Cassia Kiss.

    O grupo foi recepcionado com um café da manhã no Centro de Cultura pela secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Adriana Sartori e pela diretora do Departamento de Cultura, Carla Chilanti Pinheiro.  

   Ambas relataram como é feito o trabalho de conscientização da população para valorizar sua própria história. Entre várias ações, foram criados vídeos com personagens teatrais, “Saboneta e Alcoolgerson”, uma dupla que percorre a cidade para missões secretas.

    Também no Centro de Cultura os membros da CGF realizaram sua primeira reunião presencial, após o início da pandemia, e muitos só se conheciam de forma virtual.  O presidente Rogério Bastos traçou as metas para 2022 e pediu a participação efetiva de todos, especialmente para as datas comemorativas, entre elas, o centenário de nascimento da professora, pesquisadora de Folclore e tradicionalista Lilian Argentina Braga Marques.

    A visita aos principais pontos culturais de Antônio Prado prosseguiu logo depois do almoço, com um passeio pelo Centro Histórico, onde estão a “Casa da Neni” - Museu Municipal e Central de Informações ao Turista -, a Casa do Artesão e a Igreja Matriz, que começou a ser construída entre 1891 e 1897 e reformada na década de 20.   

     No decorrer da tarde, o grupo conheceu o Moinho Franscescatto, em atividade artesanal desde 1947, onde a força motriz de uma grande roda d’água impulsiona as engrenagens em madeira para moer o milho e transformá-lo em farinha.

    Outra atração foi a Ferraria Marsílio, fundada em 1900. Até 1989, oferecia serviços de construção de carroças, arados e ferraduras, além do conserto de ferramentas, ofício ensinado às gerações seguintes. Atualmente, a demonstração do uso da forja é feita por Luiz Marsílio, que conta a história de sua família. 

    Ao lado da Ferraria, está o Santuário da Madona de Monte Bérico, que recebeu a primeira bênção em 1896. O templo abrigava a Santa trazida pelos imigrantes e, em 1996, ano do seu centenário, recebeu uma nova imagem da Madona como doação do Conselho Administrativo da Basílica de Monte Bérico de Vicenza, na Iália.

    O grupo da CGF fez uma pausa no Armazém do Prado, na Linha 21, um típico estabelecimento onde se encontra tudo o que é necessário em enormes prateleiras de madeira, além de queijos e salames coloniais pendurados à vista do cliente.

    A próxima parada foi na Gruta Natural, uma furna rodeada de vegetação e uma pequena fonte de água. Desde 1930, abriga a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do município, tornando-se local de reflexão e orações.

    A viagem dos membros da Comissão Gaúcha de Folclore encerrou com um “Filó”, típico encontro de famílias italianas, regado a muita música, comida farta e preservação da cultura. A recepção foi realizada pelo Grupo “I descendenti dei imigranti italiani”, que desde 2007 trabalha com apresentações, mas em 2017 recebeu verba estadual no projeto “Juntos da Diversidade”, incrementando suas oficinas para crianças e suas demais atividades, como o Filó.

    O grupo encenou a partida de imigrantes da Itália, que saíam de seu país com quase nada, mas cheios de esperança de encontrar uma América rica em comida, em oportunidades e receptiva, mas que a realidade mostrou ser bem diferente. 



Erika Hanssen Madaleno 
Registro Profissional 4728 MTB

Nenhum comentário: