quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Caravana Natalina do Alma Gauderia leva alegria nesse Natal para as cidades


     Quando chega essa época do ano bate uma nostalgia nas pessoas relembrando a infância, como era passar essa data com a família, como era a mesa e a gastronomia, as pessoas que chegavam, o gritedo das tias e tios, o carinho dos avós e os presentes. Ah! A hora de abrir os presentes parecia ser tudo para a criançada. Talvez por esse motivo, depois de adultos, acabavam esquecendo o verdadeiro sentido do Natal.
  

 Mas esses momentos não são para todos. Existe uma parte da população que nem a esperança faz com que esperem o “bom velhinho”. Relato aqui uma experiencia vivida ao lado do grupo Alma Gauderia, em Eldorado do Sul, em 2020 e 2021, que me fez refletir e aprender.

    Nos dias 16 e 18 de dezembro fomos contratados pela AG Entretenimentos para acompanhar a Caravana Natalina e registrar a atividade. Seguimos atrás dos trios elétricos por horas. As músicas e iluminação dos caminhões encantava, não só as crianças, mas adultos de todas as idades. Cadeirantes saiam para a rua, mães com os filhos no colo, pela mão, outros de bicicleta correndo atrás, chorando. Sim, chorando emocionados pelo momento.


    Um registro que emocionou a todos foi em uma residência, quando abriram as portas e de lá saiu uma cama hospitalar com o paciente, chorando ao ver e ouvir o espetáculo. Quando era entoada a oração pela família, do padre Zezinho, via-se o quanto a música entrava no coração das pessoas. “Abençoa senhor as famílias, amém! Abençoa senhor, a minha também!” – E o vocalista da banda, Fernando Espindola, descia do caminhão e cantava junto do público. 
 


   A Caravana em Eldorado percorreu todos os bairros, dos mais abastados aos mais humildes. Uma iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, através do secretário Gelson Antunes, e com o apoio de professores e servidores da cultura, como o Vilsinho e Rogério Almeida, que distribuíram mais de 6.000 kits de guloseimas e mais 300 bolas de futebol para as crianças.






Nenhum comentário: