quinta-feira, 26 de agosto de 2021

CTG Provinca de São Pedro, de Tapes, completa 65 anos

     O CTG Província de São Pedro foi fundado em 26 de agosto de 1956, porém sua sede nem sempre se localizou onde está atualmente. No início, localizava-se lado da sanga das charqueadas, propriedade particular de Ruy Quadros Machado. Era apenas um galpão pequeno, simbólico e seus rodeios aconteciam em frente ao hotel balneário, no atual campo do Nacional e os bailes aconteciam na sede do clube aliança, e somente na década de 60 que se mudou para onde fica sua sede atual. 

     Em sua primeira construção, o CTG tinha suas paredes de palha de butiá trançado, e seu telhado de capim santa fé, este era buscado na fronteira, pois não havia na região. O CTG foi construído pelos peões que trabalhavam nas granjas dos seus sócios fundadores. As toras de eucalipto usadas na estrutura do galpão eram retiradas das propriedades dos sócios e eram trazidas em reboques, juntamente com os peões que vinham das granjas de arroz. 

    A nova sede ficou localizada em uma área bem afastada para época, não havendo muitas casas no local, o que possibilitou o acontecimento das festas campeiras, com melhor estrutura, pois o CTG passou a ter uma área campeira bastante extensa.

Teve como primeiro patrão Ady Quadros Machado, e teve como primeira prenda a Srtª. Ivone Corletta, também foi em suas dependências que foi fundada a 16ªRT, tendo como primeiro coordenador Ruy Quadros Machado.

    O lema da entidade é “Reviver a Tradição é engrandecer o Rio Grande e a pátria”, sua bandeira tem as cores da bandeira Rio-Grandense, no centro traz o mapa do Rio Grande, com um Quero-quero ao centro – ave símbolo do nosso estado. O galpão recebeu o nome de Quinzote Quadros, em homenagem ao avô dos fundadores e patrões:  Ruy e Ady  Quadros Machado.

            Conhecido em todo Estado pelo belo trabalho voltado ao tradicionalismo, destaca-se por sua participação em festas campeiras, rodeios artísticos e eventos culturais, onde patronagem, prendas e peões representam a entidade. Nos últimos anos, teve a participação de jovens tradicionalistas em concursos estaduais, assim como a srtª. Ana Paula Vieira Labres que conquistou um título inédito para Tapes, o de 3ª Prenda do Rio Grande do Sul. Também teve a participação do grupo de danças adulto no maior evento cultural e artístico da América Latina, o Encontro de Arte e Tradição Gaúcha - ENART. Outro marco importante em sua história foi a eleição da primeira mulher patroa da entidade, a Srª Neila Ferraz, gestão 2011/2012. 

        "Nestes 65 anos de história, o CTG Província de São Pedro continua fazendo grandes ações de divulgação da nossa cultura e, com isso, unindo todas as gerações, desde crianças até avós. Venha participar do nosso CTG, um local sadio e amigo da comunidade. Um local que forma cidadãos de ética e respeito" - convida a patronagem do CTG. 

Nosso atual patrão é o Sr. Luis Leal Peres, o Lalinho e sediará, no próximo dia 07 de setembro a 51ª Ciranda Cultural de Prendas e o 33º Entrevero Cultural de peões, em sua fase regional, bem como conta com a participação de duas prendas, na categoria adulta e juvenil, na 50a Ciranda Cultural de Prendas – fase estadual.


Nenhum comentário: