quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Circuito Folclórico encerra com entrega de certificados

  

   A Comissão Gaúcha de Folclore (CGF) vai entregar, no dia 1º de setembro, às 20 horas, certificados para 32 alunos que completaram todas as etapas do Curso de Folclore promovido pela entidade. 

    A cerimônia será realizada de forma virtual durante o programa “Saberes & Fazeres”, que acontece às segundas e quartas na página da CGF no Facebook. (https://www.facebook.com/ComissaoGauchadeFolclore)

     Com a entrega dos diplomas, a Comissão completa o “Circuito Folclórico – Festejando o Saberes & Fazeres de Nossa Gente”, evento que movimentou 38 municípios de 16 a 22 de agosto, com mais de 300 pessoas envolvidas diretamente e centenas de participantes alcançados pelas plataformas digitais. 

     As palestras e atividades, cerca de 200, aconteceram durante o dia inteiro nos municípios que aderiram ao chamado da CGF para marcar o Dia Internacional do Folclore, comemorado em 22 de agosto em todo o mundo, com o objetivo de valorizar e homenagear as culturas populares de cada país. 

 


   Os participantes receberam informações básicas sobre o que é o Folclore, quando foi oficialmente anunciado e o que ele abrange. Também souberam as diferenças entre lendas e mitos, crendices e superstições e muitos outros temas. Houve palestras sobre a dança, o Folclore na escola, a comida campeira, o assobio, além de atividades presenciais, como mostras de artesanato, música, brinquedos e brincadeiras, contação de histórias e exposições diversas. Foi uma semana de intensas atividades e outros municípios gaúchos pretendem se unir à programação da CGF no próximo ano.
 

   A Comissão Gaúcha do Folclore foi criada em 1948 por Dante de Laytano para pesquisar e preservar a cultura popular em nosso Estado. Seu atual presidente é o jornalista Rogério Bastos e a nova diretoria, eleita em fevereiro de 2021, tem muitos planos, entre eles, instituir a Semana do Folclore no Rio Grande do Sul, projeto de lei que já está tramitando na Assembleia Estadual gaúcha.


Erika Hanssen Madaleno 
Diretora de Comunicação da CGF
Registro Profissional 4728 MTB

Nenhum comentário: