segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Cultura recebendo atenção merecida? Parece que há luz no fim do túnel


      Ainda no mês de dezembro uma noticia agitou o meio cultural, em especial o meio tradicionalista, que foi o anúncio de nomes como Rogério Melo para a Secretaria de Cultura de São Gabriel e Cristiano Quevedo para Santo Antônio da Patrulha. 

      Segundo Giovani Grizotti, em seu facebook, Quevedo quer promover a integração entre os  três CTGs de Santo Antônio e seus piquetes filiados. A prefeitura pretende implantar, neste ano,  rótulas temáticas na cidade, uma delas com as bandeiras das entidades e do MTG. 


     Em Ijuí, o Capitão Noel Torquato Ribeiro, 55 anos, nascido em Santa Rita do Sapucai/MG, mas residente na cidade gaúcha há mais de 25 anos, sempre envolvido no tradicionalismo pois foi patrão do CTG Chaleira Preta onde, também, foi 
coordenador da invernada artística mirim em 2013 e 2014,  diretor cultural e diretor de divulgação da entidade por mais de quatro anos. Trabalhou por mais de 10 anos na área de arbitragem da Federação Gaúcha de Futebol, cargo de confiança do Presidente, como Delegado da entidade, subsede Ijuí. Torquato assumiu a Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo - SMCET. "Quero aproveitar minha experiência, minha vivência educacional e profissional,  para continuar,  trabalhando pela preservação da Cultura, Arte,  Tradição e esporte no nosso município. Sempre a serviço da Comunidade Ijuiense".


     Em Porto Alegre o Secretário escolhido foi o historiador Gunter Axt e, c
omo secretário-adjunto de Cultura, Clóvis André Silva da Silva, um militante das culturas populares, que tem um longo trabalho em gestão cultural. Além disso foi apresentada a ideia de um conselho forte ao redor da equipe cultural com nomes experientes para ajudar, como Antônio Hohlfeldt, Sergius Gonzaga, Fogaça, entre outros. 

      

Um comentário:

Catullo Fernandes disse...

Bom-dia Rogério, uma pena que são casos isolados. A cultura está sendo massacrada pelo governo federal, e na maioria dos municípios a Secretaria da Cultura e Turismo não passa de uma pasta vazia para abrigar companheiro partidário. Feliz 2021 para ti, e sucesso e bom trabalho aos ótimos secretários escolhidos que tu destacaste.