segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

MTG divulga 89ª Convenção com um só tema - Ter 2º turno nas eleições da Federação

     O Movimento Tradicionalista Gaúcho realizará hoje, em formato online, a 89ª edição da Convenção Tradicionalista, em caráter extraordinário. Com pauta única, o evento pretende pôr em debate o percentual mínimo de votos que uma candidatura deve obter para se eleger ao Conselho Diretor do MTG. A proposta prevê a possibilidade de um novo turno caso nenhuma das chapas alcance o percentual de 50% dos votos válidos.  

     Propondo a alteração do artigo 127 do Regulamento Geral, a ideia embasa-se num formato já adotado pelas Regiões Tradicionalistas, conforme o Art. 201, § 3⁰ do regulamento geral dispondo com relação a eleição de Coordenadores: § 3º - Não ocorrendo maioria absoluta repetir-se-á a votação, quando concorrerão apenas os 2 (dois) candidatos mais votados no primeiro turno, sendo então apurado o vencedor por maioria simples. 

     A proposta, que tem como autoria o atual vice-presidente artístico do MTG, Valmir Bohmer, prevê que por haver possivelmente três chapas concorrentes ao pleito, existe a possibilidade de uma composição eleita sem alcançar sequer metade dos votos. Para isso, o proponente defende que será considerada eleita a chapa que alcançar mais de 50% dos votos válidos, caso contrário a nova votação será composta pelas duas candidaturas com o maior número de votos.

     O evento acontecerá a partir das 20h, e será transmitido ao vivo pela página do Facebook do Movimento Tradicionalista Gaúcho e no canal do YouTube do Eco da Tradição. Confira a proposta na íntegra em https://www.mtg.org.br/wp-content/uploads/2021/01/Convencao-MTG.pdf  


Gilmara Silveira (ex-prenda do RS, advogada)

"Como mudar um regulamento de forma tão impensada e tão precipitada numa época de tanto distanciamento que inviabiliza um diálogo aberto e transparente?

Não é tempo de mudarmos uma legislação que nos orienta há mais de 50 anos sem um debate extensivo a todos os tradicionalistas! É tempo de refletirmos sobre aquilo que realmente acreditamos e defendemos! Somos tradicionalistas ou Estamos tradicionalistas! Aquilo que manifestamos realmente nos representa ou nossas convicções são meras e fugazes?

Então, você que acredita na tradição, a defenda! Não desvirtue seus princípios e ideais! Não mude “as regras do jogo” durante "o jogo". Isso não é adequado bem como não possui fundamento" - Muita visão de quem entende mesmo...

    A minha pergunta é só uma: "Em uma gestão de transparência, como se autoproclamava, com toda comunicação voltada para as redes sociais, a 89ª convenção ficou escondidinha atrás da cortina. Por quê?" - Se no dia 15 de dezembro tem uma publicação no facebook oficial do MTG dizendo que existe uma proposta do vice-presidente artístico para uma convenção extraordinária:

   "Valmir Böhmer que prevê um segundo turno nas eleições para o MTG. Böhmer propõe que, independente do número de chapas inscritas, seja eleita aquela com mais de 50% dos votos e, em caso de não alcançar este índice, seja realizado um segundo turno com os candidatos mais votados. A convenção será convocada nos próximos dias" - passadas as publicações, dia após dia, não existe nenhuma convocação na rede social (deve ter sido enviada para quem vota e não para quem interessa). 

    Me parece que o corpo esta caminhando sem a cabeça. Cada setor fazendo do seu jeito, pois a vida continua. A gestão terminará como começou?

Nenhum comentário: