quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Há 95 anos nascia, em Bagé, Dimas Costa

 

   Na data de ontem, dia 20 de janeiro de 2021 comemorou-se os 95 anos da data de nascimento de Dimas Costa, um dos mais importantes articuladores culturais de seu tempo no Rio Grande do Sul. Natural de Bagé, o Xiru Divertido, como era conhecido, foi personalidade marcante no rádio porto-alegrense, tendo sido um dos apresentadores do famoso programa 'Grande Rodeio Coringa'. Também apresentou 'Festança na Querência' e 'Alma do Rio Grande' juntamente com Paixão Côrtes, entre outros programas individuais. 

     É autor, em parceria com Eleu Salvador, do Parabéns Gaúcho, também chamado constantemente de Parabéns Crioulo. Lançou dez livros de poemas, três discos, sendo um em parceria com seu filho Paulo Ibagé. Também editou os Cadernos do Xiru durante anos, remeteu programas gravados para diversas emissoras de rádio do interior do Estado e participou de oito filmes como ator.

     Foi um dos criadores e o principal incentivador do Ronda - Grupo de Estudos da Cultura Gaúcha, do qual surgiram bons artistas.

     Dimas Noguês Costa era um homem generoso com seus amigos, dono de um sorriso largo de fronteiriço e amável com os fãs. Incentivou o surgimento de novos artistas e poetas, inclusive alguns que hoje brilham no cenário cultural. Viveu a maior parte de sua vida em Porto Alegre, mas veio a falecer aos 71 anos de idade, no dia 11 de julho de 1997, na cidade de Tapes, onde repousam seus restos mortais.

por: Paulo de Freitas Mendonça

Nenhum comentário: