segunda-feira, 27 de março de 2017

Um certo domingo, em Manoel Viana - Seminário de Prendas no Piquete Caudilhos Vianenses

Fotos: Gabriel Soares
            Da necessidade de se ter um local apropriado para a passagem de cavaleiros e carreteiros, meios de transporte da época, face ao intercâmbio comercial entre as regiões das Missões e da Fronteira escolheu-se uma localidade como sendo a mais adequada, chamada de 'Passo Novo do Ibicui'. 
          O povoado conservou este nome até a criação da vila, chamada de 'Manoel Viana' em homenagem aos serviços prestados pelo Intendente Manoel Viana, no período de 1908 a 1916. Essa foi a cidade que visitamos no domingo, 26 de março, para o Seminário Cultural no Piquete Caudilhos Vianenses.
           Contando com a presença do poder público municipal (prefeito, secretários, coordenadores e vereadores) da cidade, o evento teve a presença de mais de cem pessoas.
           Segundo o Prefeito Gustavo Medeiros, que participa de todas as atividades, sempre bem pilchado, o momento é um marco histórico para Manoel Viana, por mobilizar a juventude e levar conhecimento, reinserindo a cidade no mapa do tradicionalismo rio-grandense.

            O 1° Seminário de Prendas, do Piquete Caudilhos Vianense, foi promovido pelas prendas Eduarda Duarte Lamberti e Taline Estivalete Lopes.
            Orgulhoso, o Coordenador da 10ª RT, Olacides Fortes, elogiou o trabalho de Manoel Viana em voltar ao convívio associativo na região e promover muitos trabalhos voltado à area cultural, tão carente em alguns aspectos.
           O patrão Almir Rosa agradeceu a presença dos visitantes e, orgulhoso, elogiou o trabalho das meninas promovendo a cultura no Piquete e na cidade.
         Rogério Bastos palestrou sobre "Ser e estar tradicionalista". Houve um momento para maquiagem das prendas e um café encerrou a produtiva tarde em Manoel Viana.



No final da tarde, retornando pelas estradas do Rio Grande - mais 1000 km feitos pela amizade e pelo tradicionalismo

Nenhum comentário: