segunda-feira, 6 de março de 2017

Iniciados preparativos para acendimento da Chama Crioula 2018

           O presidente do MTG, Nairo Callegaro, e o vice-presidente campeiro, José Araújo, estiveram nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, em Iraí, na 28ª Região Tradicionalista. O município será sede, em 2018, do acendimento e distribuição da Chama Crioula, evento que marca o início dos festejos farroupilhas.

           O MTG foi recebido pelo prefeito da cidade, Antonio Vilson Bernardi. Também estiveram presentes no encontro o conselheiro do MTG, Silvio Rossato, e o coordenador da 28ª, Fabio Joel Irschlinger. O grupo também visitou o CTG Minuano.

           Localizada no norte do Rio Grande do Sul, distante 450 quilômetros da capital do Estado, Iraí tem aproximadamente 8 mil habitantes. Faz parte da Rota Águas e Pedras, composta por municípios que apresentam diversos atrativos, como balneários, lama com propriedades curativas, Igreja com arquitetura diferenciada, pedras preciosas, água mineral e termal.

           O acendimento da chama crioula é hoje um dos mais importantes eventos do calendário tradicionalista gaúcho e repete-se, anualmente, desde 1947, quando um grupo de jovens, conhecido como Grupo dos 8, retirou uma centelha da pira da pátria e conduziu do Parque Farroupilha até o Colégio Júlio de Castilhos, iniciando um movimento de resgate e preservação dos usos e costumes gaúchos que também impactou na criação do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

           Em 2017 a chama será gerada e distribuída em Mostardas.

Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG

Nenhum comentário: