segunda-feira, 6 de março de 2017

Foi um sucesso o 30º Seminário Estadual de Prendas em São José do Ouro

Evento anual, organizado pelas Prendas Estaduais, levou quase 600 pessoas para São José do Ouro, 29ªRT e teve a presença da idealizadora como palestrante

            O Seminário Estadual de Prendas que está em sua 30ª edição começou nos anos 80, do século passado, na cidade de São Sebastião do Caí. No ano de 1986, o concurso de prendas premiou, pela primeira vez, a 3ª Prenda do estado, e a 15ªRT conquistou, além da 3ª Prenda, na categoria adulta, mais duas faixas e ambas da mesma entidade: O Grupo Folclórico Tapirapé. Foi aí que nasceu a ideia.
           Sandra Henz, 3ª Prenda do RS, 1986/1987, juntamente com Adriana Loureiro, 3ª Prenda Juvenil, e a menina, Fabiana Vieira Vier, 2ª Prenda Mirim do estado, foram as anfitriãs do 1º Seminário Estadual de Prendas. “Estou muito feliz em poder ter contribuído para o fortalecimento e engrandecimento do Movimento Tradicionalista Gaúcho, ter sido 3ª Prenda do Rio Grande do Sul e idealizadora do 1º Seminário de Prendas do estado. Isso não me deixa mais orgulhosa de que ser um dos ‘Anjos da Guarda’, um movimento voluntário que já foi destaque no programa: Voluntários Bradesco - 2015 considerado entre os seis melhores projetos voluntários do Brasil” – disse Sandra, que palestrou sobre o tema anual do MTG: “Voluntariado”.
           O Prefeito Antônio Bianchin destacou a coragem e parabenizou pela realização do evento inédito. O presidente do MTG, Nairo Callegaro, agradeceu a recepção, elogiou os encaminhamentos dentro da 29ª RT e, também, ao CTG.  Sobre o tema central do encontro, disse que “é só encarando os desafios que seguiremos com o movimento”.  Disse, ainda, sentir que os jovens “estão fazendo uma bela leitura da abertura de mentes dentro do movimento”. 
            Márcia Gusi, Cristieli Camargo, Tomás Savaris e Murilo Andrade participaram de mesa redonda, no Seminário, com o tema: “Música”. Teve ainda, o ambiente lotado para a palestra "A música e sua trajetória no tradicionalismo gaúcho", com músico Vinicius Brum. Foram 507 inscrições para o Seminário, de jovens oriundos de diversas cidades do Rio Grande do Sul. No momento cultural do evento, em São José do Ouro, teve apresentação do Aldeia Teatral, de Machadinho.


Fotos: Eridio Silveira

Nenhum comentário: