sábado, 25 de março de 2017

Palestra no Elo Cultural da 16ª RT, em São Lourenço do Sul

            Na manhã deste sábado, 25 de março, a cidade de São Lourenço do Sul, pertencente à Costa Doce, recebeu o Elo Cultural da 16ªRT, promovido pelas prendas e peões regionais. 
            O evento contou com a presença do Coordenador da 16ªRT, Flávio Menezes, do Conselheiro do MTG, Breno Kuhn, do Coordenador de Cultura da Prefeitura Municipal, Adão Quevedo, alunos e professores de Camaquã, da EMEF Rui Barbosa, além de alunos da rede municipal de ensino com seus professores, prendas e peões de outras entidades da Região.
             Pela manhã Rogério Bastos Coordenador da 40ª RT, Vice-presidente da Comissão Gaúcha de Folclore, Diretor de Divulgação da CBTG, palestrou sobre Tradição, Folclore e Tecnologia no seculo XXI.




             Mais de cem pessoas participaram das atividades desenvolvidas no evento que contou, ainda, com a presença da 1ª Prenda do Rio grande do Sul, Roberta Jacinto.

Fotos: Mirelle e Betina Hugo - ao lado a prenda juvenil da Região: Franciele Soares

             A Erva Mate Valério presenteou os palestrantes com lindos regalos.




            A EMEF Rui Barbosa,  localizada no interior do município de Camaquã, em uma localidade muito próxima ao Sítio Água Grande, onde residiu em seus últimos anos de vida o saudoso  folclorista Barbosa Lessa, desenvolveu  ano passado um minucioso estudo sobre as missões do Rio Grande do Sul. 

            Este trabalho de estudo visou capacitar os alunos para o lançamento em setembro de 2016, na programação farroupilha da entidade, a exposição “Reduções Jesuíticas: o Rio Grande começou por aqui”, que consiste numa coletânea de 11 banners de 1,5 x 1,2m que contam em detalhes o modo de organização desses redutos. Estes banner foram apresentados neste sábado, 25 de março, no CTG Sepé Tiarajú.
           Orientador do trabalho, o professor Marcelo Fernandes defende a ideia de que os alunos da invernada precisam agregar conhecimentos a sua bagagem cultural gaúcha. “Não basta dançar bonito, tem te ter conhecimento”, enfatiza.

Na saída de São Lourenço, ao passar por Cristal, entramos na Estancia de Bento Gonçalves para conhecer.
É importante agradecer à Erva Mate Valério pelos lindos Regalos que usaremos com muita satisfação

Nenhum comentário: